Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

"Sempre tive dúvidas quanto à legalidade da greve dos enfermeiros"

Rui Rio compreende a contestação dos enfermeiros, mas não aceita a forma como avançaram para a luta contra o Governo, pois em causa está a saúde dos portugueses.

"Sempre tive dúvidas quanto à legalidade da greve dos enfermeiros"
Notícias ao Minuto

19:10 - 19/02/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Rui Rio

O presidente do PSD voltou a frisar, esta terça-feira, que “sempre” teve “dúvidas quanto à legalidade da greve dos enfermeiros”, dúvidas estas que, contudo, não se aplicam às “razões” que lhe deram origem.

As palavras de Rui Rio foram proferidas à margem da sua visita ao Hospital de Bragança e depois de o Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República ter considerado "ilícita" a greve cirúrgica dos enfermeiros e de o Ministério da Saúde ter informado que a partir de amanhã devem ser atribuídas faltas injustificadas a todos os que adiram à greve.

Embora considere que os enfermeiros “têm razão nas suas reivindicações”, o líder social-democrata sublinhou que “há formas e formas de luta e aquela forma estava a infligir um grande sofrimento a muita gente”.

“Basta pensarmos o que é termos um familiar que necessita de uma intervenção cirúrgica relativamente urgente, estar há meses à espera e chega o dia marcado e não se faz. Isto para a saúde da pessoa é complicado”, explicou, congratulando-se com o facto de "pelo menos" um sindicato já ter desconvocado a greve.

Questionado pelos jornalistas a propósito da promulgação de Marcelo Rebelo de Sousa ao diploma que sobe o salário mínimo na Função Pública, Rui Rui lembrou que “não se pode discriminar as pessoas” entre funcionários públicos e funcionários privados. “O Salário Mínimo Nacional é algo que todos temos consciência de que está abaixo do que é justo e tem que ser igual para todos, não é justo”, frisou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório