Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Propaganda é visível em toda a ilha da Madeira a sete meses das eleições

Os cartazes de propaganda eleitoral de vários partidos já se encontram espalhados um pouco por toda a Madeira, com particular incidência no concelho do Funchal, a sete meses das eleições legislativas regionais, agendadas para 22 de setembro.

Propaganda é visível em toda a ilha da Madeira a sete meses das eleições
Notícias ao Minuto

11:05 - 19/02/19 por Lusa

Política Eleições

PSD, PS, CDS-PP e JPP optaram, entre outros, por cartazes de grandes dimensões, colocados sobretudo nas rotundas da capital madeirense, mas também nas pontes sobre as três grandes ribeiras que atravessam a cidade.

Os socialistas e os centristas destacam já a figura do respetivo candidato a presidente do Governo Regional, ao passo que os outros partidos optaram por veicular apenas mensagens.

Paulo Cafôfo, candidato independente pelo PS, surge nos cartazes focado e em grande plano, sobressaindo entre uma multidão que está desfocada. Depois, há uma palavra em letras garrafais em destaque, como "Mudar, Unir, Incluir, Melhorar", seguida por uma mensagem mais curta: "Madeira com mais proximidade, Madeira com as pessoas, Madeira com mais diálogo, Madeira com mais saúde".

Num canto aparece o símbolo do PS e no nome do candidato, Paulo Cafôfo, que desempenha atualmente a função de presidente da Câmara Municipal do Funchal, tendo sido reeleito em 2017 para um segundo mandato pela coligação Confiança (PS, BE, PDR e Nós, Cidadãos!).

O CDS-PP aposta também na imagem do líder e candidato à presidência do executivo, Rui Barreto, que surge em grande plano nos cartazes, em fundo azul, em que se lê a mensagem "Importante é fazer". Ao lado, salienta-se o símbolo do partido e outra mensagem: "Política com utilidade".

Os cartazes do PSD, partido que lidera o Governo Regional da Madeira há mais de quatro décadas, dispensam para já a figura do candidato e atual chefe do executivo, Miguel Albuquerque, optando por salientar algumas medidas que foram tomadas nos últimos quatro anos, como a atribuição do 'kit bebé' e a redução do preço das creches.

Num dos cartazes vê-se a mão de um bebé a agarrar uma mão de adulto e a mensagem destaca o apoio de 400 euros por cada criança nascida na região, vincando que a proposta é a de uma "Madeira com + apoio às famílias".

Outro cartaz social-democrata mostra uma criança nos braços de um homem e sublinha a redução de 40% nas mensalidades das creches. E, num canto, destaca-se a referência "#oPSDcumpre".

Por outro lado, o Juntos Pelo Povo (JPP) propõe em letras garrafais a atribuição de um complemento aos pensionistas e reformados de mais 50 euros por mês, vincando que o seu propósito é "Dar voz aos madeirenses e porto-santenses".

Cartazes mais modestos, no que toca às dimensões, são os da CDU, do BE, do PDR e do Nós, Cidadãos!, que se encontram também em vários pontos da ilha e do concelho do Funchal, todos com mensagens curtas e ainda sem referência aos candidatos que apoiam.

"Andar para trás não, Avançar é preciso!" é o mote da CDU, que também realça a necessidade de "Mais salários e direitos" e ainda de "Mais desenvolvimento e soberania".

O BE apresenta um cartaz vermelho no qual se lê a branco "Mais Bloco melhor Madeira" e o PDR, por seu lado, defende o subsídio de mobilidade, realçando que "Proximidade territorial não é uma obrigação. É um direito!".

"Manuais, refeições e transportes escolares gratuitos para o 1.º ciclo" é a proposta do Nós, Cidadãos!, partido que apresenta um cartaz com duas crianças e um autocarro da empresa de transportes Horários do Funchal.

Em 22 de setembro, o eleitorado da Região Autónoma da Madeira é chamado a eleger os 47 deputados à Assembleia Legislativa e, consequentemente, o Governo Regional.

O PSD governa a região com maioria absoluta desde 1976, dispondo atualmente de 24 deputados, num parlamento onde estão representados também o CDS-PP (sete deputados), o JPP (cinco), o PS (cinco), o BE (dois), a CDU (dois) o PTP (um) e ainda um deputado independente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório