Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Relatório sobre estrada da morte. "Alguém mentiu e manipulou informações"

O deputado Duarte Marques quer ouvir o agora ex-ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, na Assembleia da República a propósito do relatório da Infraestruturas de Portugal que não detetou qualquer problema na manutenção da vegetação adjacente à estrada onde, em junho de 2017, morreram dezenas de pessoas carbonizadas.

Relatório sobre estrada da morte. "Alguém mentiu e manipulou informações"
Notícias ao Minuto

17:13 - 18/02/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Duarte Marques

Uma semana antes da tragédia de Pedrógão Grande, uma equipa de especialistas da empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) esteve na EN236-1 (agora conhecida como 'estrada da morte') a avaliar a manutenção feita pela Ascendi àquela via.

O relatório só ficou pronto três dias depois de mais de 30 pessoas terem morrido carbonizadas naquela estrada e não apontou qualquer falha à limpeza do mato que circundava a estrada. “Corte da vegetação executado”, lê-se no relatório da IP a que a rádio TSF teve acesso e cujas conclusões são notícia esta segunda-feira.

Face ao exposto, o deputado Duarte Marques não se escusou a comentar o sucedido, recorrendo às redes sociais para acusar a empresa pública de ter mentido.

“A Infraestruturas de Portugal, sob tutela do ministro Pedro Marques, mentiu num relatório sobre a limpeza da estrada da tragédia de Pedrogão. Mais grave é que o referido relatório de inspeção só foi terminado três dias após o incêndio”, começa por escrever o social-democrata na sua página de Facebook.

Por considerar que “alguém mentiu, ocultou e manipulou as informações sobre o assunto”, o que é “gravíssimo”, Duarte Marques defende que “era bom ouvir o Governo sobre isto e, em particular, Pedro Marques” que foi ministro do Planeamento e das Infraestruturas até ao início da tarde de hoje, momento em que tomaram posse os novos ministros e novos secretários de Estado naquela que foi a quarta remodelação no Governo de António Costa desde 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório