"Partidos não são todos iguais" no Parlamento Europeu

O eurodeputado comunista João Ferreira vincou hoje que "os partidos não são todos iguais" no Parlamento Europeu, criticando sobretudo a postura do primeiro-ministro, António Costa, na abertura de jornadas parlamentares do PCP, em Braga.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
18/02/2019 14:10 ‧ 18/02/2019 por Lusa

Política

João Ferreira

 

O cabeça de lista nas eleições europeias de 26 de maio da CDU (coligação PCP e "Os Verdes"), João Ferreira, sublinhou que, em Bruxelas ou Estrasburgo, "como em Portugal, PS, PSD e CDS convergem na base de opções políticas de fundo que conduziram Portugal aos atrasos e bloqueios que hoje evidencia".

"António Costa tem insistido que o PS é o partido que mais defende a União Europeia (UE) em Portugal. Acontece que aquilo de que os trabalhadores, o povo e o país precisam é de quem os defenda a eles perante as imposições e as arbitrariedades de quem manda na UE. E não de quem se submeta a essas imposições e arbitrariedades. O resultado disso já vimos qual é. Agora, é preciso avançar, na libertação do país, aproveitamento das suas potencialidades e melhoria das condições de vida de trabalhadores e povo", disse.

Para João Ferreira, "a situação nacional não confirma, pelo contrário, desmente a tese defendida pelo Governo minoritário do PS de que é possível responder aos problemas estruturais do país submetendo-o, simultaneamente, ao quadro de imposições e constrangimentos que emanam da UE, particularmente aqueles associados ao euro".

"O primeiro-ministro, que se gaba de seguir à risca as determinações da UE e de com isso ter conseguido a promoção do seu ministro das Finanças a presidente do Eurogrupo, é o mesmo que diz que ou se aumentam salários dos funcionários públicos - na sua maioria, estagnados há uma década - ou se fazem intervenções em infraestruturas que delas carecem há pelo menos outro tanto tempo. Para, no fim, não fazer uma coisa nem outra", condenou.

O eurodeputado comunista classificou o Plano Nacional de Investimentos 2030 como "um retrato de um indigente nível de resposta às necessidades do país".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas