Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Já tomaram posse os novos ministros e secretários de Estado

Pouco passava das 15 horas desta segunda-feira quando o Presidente da República deu posse aos novos elementos do Executivo, que protagonizam a quarta remodelação do XXI Governo.

Já tomaram posse os novos ministros e secretários de Estado
Notícias ao Minuto

15:11 - 18/02/19 por Melissa Lopes

Política XXI Governo

A oito meses das eleições, esta é a quarta vez que António Costa mexe na composição do seu Governo

Desta vez, a remodelação, que o primeiro-ministro afirmou ser de "continuidade", acontece à boleia de saídas de ministros para uma corrida ao Parlamento Europeu, e não se pode propriamente dizer que tenha sido uma surpresa a remodelação proposta por António Costa e que este domingo o Presidente da República aceitou.

Pedro Marques, então ministro do Planeamento e das Infraestruturas, vai mesmo concorrer às Europeias como cabeça de lista do PS - algo de que já há algum tempo se suspeitava - dando assim lugar não só a uma remodelação dos rostos do Executivo como a uma alteração orgânica do Governo. 

Para Bruxelas vai também Maria Manuel Leitão Marques, até aqui ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

Estas duas saídas foram o ponto de partida para a alteração de pastas no Executivo.

Assim, para substituir Pedro Marques, sobe a ministro Pedro Nuno Santos – o homem que tem feito a ligação entre o PS e os parceiros da Geringonça. O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares passa a ser ministro das Infraestruturas e da Habitação.

o Planeamento passa a ser um só Ministério e fica a cargo de Nelson de Souza, até agora secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão.

Mariana Vieira da Silva, até aqui secretária de Estado Adjunta de Costa, substitui Maria Manuel Leitão Marques no cargo de ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

'Número 2' de Medina é uma das novas caras

Estas alterações implicam mais mexidas nas secretarias de Estado. Duarte Cordeiro, número dois de Fernando Medina na Câmara Municipal de Lisboa (o autarca socialista vai assumir as suas funções na CML) vai ser o novo secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares

Ana Pinho continua a ser a secretária de Estado da Habitação mas passa para o Ministério das Infraestruturas. 

Maria do Céu Albuquerque vai deixar a presidência da Câmara Municipal de Abrantes para assumir a secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional na área do Planeamento.

Jorge Moreno Delgado, presidente da Metro do Porto, foi convidado para assumir a secretaria de Estado  das Infraestruturas.

Alberto Souto, antigo autarca de Aveiro, antigo presidente da Anacom e administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos, entra para o Governo nesta remodelação, para ser o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações.

Mariana Vieira da Silva mantém Tiago Caldeira Antunes como secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Luís Filipe Pinheiro como secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa e Rosa Monteiro como secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.

Questionado pelos jornalistas sobre a remodelação governamental, o primeiro-ministro afirmou que se trata de uma "separação de águas necessária" para evitar uma "confusão de papéis", tendo em conta que alguns agora ex-ministros serão candidatos nas eleições europeias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório