Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Rangel diz que um mau ministro não pode dar um bom eurodeputado

O número um do PSD às eleições europeias, Paulo Rangel, mostrou-se hoje dececionado com a escolha de Pedro Marques como cabeça de lista do PS, considerando que um "mau ministro" não pode ser um bom deputado europeu.

Rangel diz que um mau ministro não pode dar um bom eurodeputado
Notícias ao Minuto

21:31 - 16/02/19 por Lusa

Política PSD

"Eu dou só um exemplo, que é a ferrovia. Nós podemos dizer que hoje vivemos num país dos comboios fantasmas porque não há comboios e os que há perdem os motores. Ora uma pessoa que é responsável por esta gestão durante três anos e que foi, claramente, um mau ministro como é que pode ser um bom deputado europeu", defendeu.

Com a apresentação formal do ministro Pedro Marques como cabeça de lista dos socialistas as eleições europeias, Rangel considera que se confirma a suspeita de que estes dois meses foram uma "dissimulação" que pretendeu dar visibilidade "a um ministro que não a tinha para depois fazer dele candidato".

Para o eurodeputado, esta é uma "escolha dececionante", na medida em que "não há uma relação com a Europa, nem se conhece nenhum pensamento europeu do ministro", com exceção da gestão dos fundos europeus que, considera, "é uma má relação".

Questionado sobre as declarações de Pedro Marques, que o acusou de pretender apagar da memória afirmações contra o atual Governo, prevendo que Portugal se sujeitaria a novo resgate, Rangel disse que vai apenas discutir ideias.

"Eu não vou entrar aqui neste pingue-pongue. Eu vou discutir ideias quando elas existirem e discuto factos. E os factos são: Pedro Marques falhou como ministro e, portanto, nós não temos nenhuma expectativa de que ele possa alguma vez ser bem-sucedido", reiterou.

"Não são discursos catastrofistas, são discursos realistas, é o próprio governo que está sempre a dizer que temos que ter prudência", prosseguiu.

O eurodeputado disse ainda o resultado eleitoral do PSD não está dependente dos outros, mas apenas de si próprio, sublinhando que o partido está em boas condições de ganhar as europeias, apesar da tarefa não ser fácil.

O secretário-geral do PS, António Costa, apresentou hoje, formalmente, o ministro Pedro Marques como cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias.

António costa que falava na sessão de encerramento da Convenção Europeia do seu partido, em Gaia, referiu a Pedro Marques como alguém "com provas dadas na ação governativa".

Já Pedro Marques acusou o seu adversário social-democrata Paulo Rangel de pretender apagar da memória afirmações contra o atual Governo prevendo que Portugal se sujeitaria a novo resgate.

"Na onda de Passos Coelho, lá vinha Paulo Rangel, na Universidade de verão de 2016 do PSD, dizer que o futuro de Portugal é uma parede e que, inevitavelmente, seria conduzido a um novo resgate. Três anos passados, ontem mesmo [na sexta-feira], Manfred Weber esteve a passear, ali, do outro lado do rio, no Porto, com Paulo Rangel, a pedir o voto dos portugueses", referiu o cabeça de lista socialista no final da convenção de Vila Nova de Gaia.

Para Pedro Marques, o PSD e o PPE, "há três anos, pediam sanções e punham em causa os esforços de Portugal para sair do procedimento por défices excessivos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório