Procurar

Revisão do regime da pensão por morte de deficientes militares aprovada

O parlamento aprovou hoje por unanimidade um projeto de lei do CDS-PP para a revisão do regime das pensões de preço de sangue, visando garantir que aquela pensão não entra nos rendimentos tributáveis.

Revisão do regime da pensão por morte de deficientes militares aprovada

© iStock

Lusa
15/02/2019 12:55 ‧ há 6 anos por Lusa

Política

Unanimidade

O diploma foi aprovado na generalidade e será discutido na especialidade na comissão de Trabalho e Segurança Social. Segundo o deputado do CDS-PP, João Rebelo, por ter impactos orçamentais, o projeto não poderá entrar em vigor em 2019, mas deverá aplicar-se com o Orçamento do Estado do próximo ano.

Na exposição de motivos do diploma, o CDS-PP considera que é uma "desconformidade legal" que a pensão de preço de sangue esteja sujeita ao controle de rendimentos quando ela seja devida por "falecimento de deficiente das Forças Armadas".

O direito àquela pensão está previsto, entre outros, nos casos de morte de deficientes das Forças Armadas portadores de incapacidade igual ou superior a 60%.

"A pensão de preço de sangue resultante do falecimento de deficiente das Forças Armadas mantém o seu valor, mesmo que o cônjuge ou unido de facto sobrevivo aufira outros rendimentos", lê-se no projeto de lei do CDS-PP, hoje discutido no plenário da Assembleia da República, em Lisboa.

A proposta corresponde a uma reivindicação antiga da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, cuja nova direção é presidida pelo coronel Manuel Lopes Dias, que sucedeu a José Arruda, falecido em 26 de janeiro.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10