Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

PSD espera mais de mil participantes na Convenção do Conselho Estratégico

A primeira Convenção do Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD vai juntar mais de mil participantes para apresentar propostas, debater diversos temas e construir uma base do programa eleitoral que o partido quer apresentar em junho.

PSD espera mais de mil participantes na Convenção do Conselho Estratégico
Notícias ao Minuto

13:37 - 14/02/19 por Lusa

Política CEN

A primeira Convenção do CEN vai realizar-se no sábado, no Europarque, em Santa Maria da Feira (Aveiro), com temas como as relações externas, os assuntos europeus, justiça, reforma do Estado, descentralização, mar e portos ou educação em cima da mesa.

Numa conferência de imprensa de antecipação do encontro, o presidente do CEN, David Justino, disse que, para as reuniões das 16 secções temáticas, que vão decorrer da parte da manhã e à porta fechada, os inscritos já ultrapassam os mil.

"Vamos a caminho dos 1.100 para a manhã", referiu, falando aos jornalistas na sede do PSD, em Lisboa.

Já para o debate da tarde, sob o mote "Portugal Hoje e Amanhã", e para a sessão de encerramento, que irá contar com a presença do presidente do PSD, Rui Rio, já se inscreveram "à volta de 1.600 participantes", mas o partido espera que este número possa atingir os dois mil.

Questionado sobre se este é um evento para dentro ou para fora do partido, David Justino considerou que "é para os dois".

"A imagem ou mensagem, que nós queremos transmitir é de que, findo um ano de trabalho do CEN, continuamos a ter propostas e continuamos a refletir sobre os problemas do país e a encontrar soluções", afirmou, acrescentando que "a construção dessas soluções deve ser feita através dos contributos de dentro e de fora do partido", uma vez que "são esses contributos que serão a base fundamental para a elaboração do programa eleitoral".

Por isso, o foco do partido é "a participação com uma finalidade" -- "chegar ao mês de junho e ter um programa de partido para apresentar a Portugal e aos portugueses".

"Estamos a trabalhar e, acima de tudo, construímos, através de um debate aprofundado, uma alternativa ao atual Governo, não é uma mera enunciação de políticas do PSD, é uma alternativa sustentada, articulada, coordenada e participada", afirmou o também vice-presidente social-democrata.

Quanto às propostas, "as mais emblemáticas" serão anunciadas por David Justino e Rui Rio no encerramento da reunião.

O CEN foi lançado em março do ano passado pela direção de Rui Rio e, segundo a página do partido, define-se como "um órgão de aconselhamento de questões nacionais, tem uma natureza consultiva e funciona junto do Presidente da Comissão Política Nacional".

Na altura, foi apontada como missão deste órgão a preparação do programa eleitoral do PSD, através da elaboração de documentos nas várias secções temáticas.

Sobre a presença do cabeça de lista às eleições europeias, David Justino disse que Paulo Rangel irá participar enquanto convidado na secção de Assuntos Europeus, ao lado do eurodeputado José Manuel Fernandes.

As eleições de 26 de maio não terão um foco próprio durante o CEN, "cada coisa" deve estar "no seu lugar".

Lembrando que as europeias estão a três meses e as legislativas a seis, o presidente do CEN assinalou a necessidade "de conciliar" os dois atos eleitorais dado que, destacou, "são os dois prioritários".

Entre os oradores do CEN, estão também o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, e é esperado ainda um testemunho gravado do antigo primeiro-ministro Durão Barroso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório