Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Nelson de Souza passará a ministro e Brandão Rodrigues manter-se-á

O atual secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão vai passar a ocupar o cargo de ministro com a pasta dos fundos comunitários. Já quanto à continuidade do ministro da Educação a mesma estará assegurada.

Nelson de Souza passará a ministro e Brandão Rodrigues manter-se-á
Notícias ao Minuto

13:17 - 14/02/19 por Notícias Ao Minuto

Política Governo

O primeiro-ministro António Costa está a 'arrumar a casa' para 'receber' as eleições que se aproximam e há uma nova 'dança de cadeiras' à vista. A SIC Notícias está a avançar, citando fonte do Governo, que o secretário de Estado Nelson de Souza vai mesmo 'subir' a ministro e que o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, se vai manter no cargo e não rumará a Bruxelas.

A Bruxelas rumarão, sim, os atuais ministros Pedro Marques e Maria Manuel Leitão Marques, que integram as listas do PS para as europeias.

A mesma fonte governativa garante também que a remodelação que se avizinha no Governo - a sétima - assegurará que quem for candidato nas eleições europeias não acumulará funções no Executivo para não suscitar quaisquer confusões no exercício das respetivas funções.

Mais, acrescenta a fonte citada pela SIC Notícias, esta mini remodelação terá em consideração uma ideia de continuidade para o período pós-legislativas, em outubro. 

A 'casa' deverá, então, ficar arrumada da seguinte forma: o atual secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, 'subirá' a ministro com a pasta dos Fundos Comunitários; e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, ficará encarregue de, enquanto ministro, gerir as Infraestruturas, Transportes e Habitação.

Nos cargos de ministro da Educação e de ministro do Ciência, Tecnologia e Ensino Superior manter-se-ão, segundo a fonte do Governo referida pela SIC Notícias, Tiago Brandão Rodrigues e Manuel Heitor, respetivamente.

Resta saber quem irá ocupar a pasta da Presidência e da Modernização Administrativa que é atualmente tutelada por Maria Manuel Leitão Marques.

A tomada de posse dos novos governantes deverá realizar-se na próxima segunda-feira, dia 18.

Remodelações? Ministro responde com graça do Dia dos Namorados

Tem vindo a ser noticiado, por vários órgãos de comunicação social, que estão iminentes alterações no Governo, devido à constituição da lista de candidatos ao Parlamento Europeu, o ministro Matos Fernandes foi confrontado, no final do Conselho de Ministros, sobre quem sai e quem fica. Na resposta, optou por brincar.

"Esse assunto é um assunto que não foi discutido em Conselho de Ministros e falar em últimos atos no dia dos namorados não me parece grande ideia", ironizou o ministro do Ambiente e Transição Energética, Matos Fernandes, questionado sobre se os diplomas apresentados hoje seriam os seus últimos ainda com a tutela da habitação, pasta que, conforme tem sido noticiado, poderá transitar para outro Ministério.

Já o secretário de Estado da Presidência, Tiago Antunes, disse perceber a "curiosidade jornalística", mas esclareceu que há apenas "uma única pessoa que pode falar sobre o assunto": o primeiro-ministro António Costa.

[Notícia atualizada às 15h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório