Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ministro da Educação deverá 'cair' e rumar a Bruxelas

Com as Eleições Europeias marcadas para maio próximo, António Costa vai aproveitar a oportunidade para mexer em algumas pastas e substituir dirigentes do Governo, a oito meses do fim da legislatura.

Ministro da Educação deverá 'cair' e rumar a Bruxelas
Notícias ao Minuto

09:22 - 14/02/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Governo

O primeiro-ministro está a preparar a quarta remodelação governamental e, segundo a RTP, dará conta disso mesmo ainda hoje ao Presidente da República em visita ao Palácio de Belém.

A quarta remodelação da atual legislatura não é novidade, pois já no domingo à noite Luís Marques Mendes havia revelado que a saída de Pedro Marques do Executivo para ser o cabeça-de-lista do PS às Europeias iria provocar um mini-terramoto na orgânica governamental: divisão do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas em dois e saída da ministra Maria Manuel Leitão Marques rumo a Bruxelas. A 'promoção' do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, a ministro, assumindo a pasta da Habitação, será outra das mexidas provocada por esta 'dança de cadeiras'.

Mas a grande desta quinta-feira novidade, segundo a RTP, é que haverá mais um ministro a ‘cair’ para representar os socialistas no Parlamento Europeu: Tiago Brandão Rodrigues.

Numa altura em que o Governo e os professores estão em ‘guerra aberta’, com os docentes a ameaçarem boicotar as avaliações do terceiro período, António Costa deverá aproveitar a oportunidade para mexer na pasta da Educação, com esperança de que as negociações possam decorrer de uma forma mais serena, pelo menos até às eleições legislativas de outubro.

Já de acordo com o jornal Público, os novos ministros e secretários de Estado irão tomar posse na próxima segunda-feira, o que, inclusivamente, terá obrigado Marcelo Rebelo de Sousa a cancelar uma visita matinal ao Instituto Português de Oncologia do Porto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório