Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Parlamento chama CP, EMEF e Governo a partir do fim do mês

A Comissão de Economia Inovação e Obras Públicas aprovou um requerimento para a audição de responsáveis da CP, EMEF e Governo, devido aos problemas de manutenção nos comboios, a partir do fim do mês.

Parlamento chama CP, EMEF e Governo a partir do fim do mês
Notícias ao Minuto

13:51 - 13/02/19 por Lusa

Política Audições

Em declarações à Lusa, o presidente da Comissão, Hélder Amaral, do CDS, explicou que este requerimento, da autoria do Bloco de Esquerda, é apenas o último de vários que foram sendo apresentados pelos partidos sobre esta matéria e que irá começar com o ex-diretor do material circulante da CP, que foi demitido em dezembro.

A Comissão irá ouvir ainda as comissões de trabalhadores da operadora e da EMEF, seguindo-se o presidente da CP e um membro da tutela, que não está totalmente definido, tendo em conta a notícia, avançada pelo Expresso, que dá conta da saída do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, para cabeça de lista do PS às eleições europeias.

A comissão tem, para já, previsto começar as audições no dia 27 de fevereiro.

Em cima da mesa estão vários problemas que têm sido encontrados nos comboios operados pela CP que são alvo de manutenção da EMEF e que culminaram na queda de um motor a diesel num comboio na linha do Minho, no final de janeiro.

Hélder Amaral recordou ainda que estão por cumprir as promessas de alterar o modelo de funcionamento da EMEF que, segundo o deputado, tem incorrido numa "ilegalidade" do ponto de vista de Bruxelas, por apenas executar trabalhos para a CP.

Esta questão já se arrasta desde a saída do antigo presidente da CP, Manuel Queiró, em 2017, adiantou.

O presidente da Comissão garantiu que irá levantar o problema durante as audições à tutela e aos responsáveis das empresas ferroviárias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório