Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Movimentos Chega e Democracia21 anunciam coligação para as europeias

Os dois movimentos, em processo de se tornarem legalmente partidos, anunciaram, esta terça-feira, que vão concorrer ao Parlamento Europeu coligados.

Movimentos Chega e Democracia21 anunciam coligação para as europeias
Notícias ao Minuto

09:59 - 12/02/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Eleições

A pouco mais de três meses das eleições europeias – agendadas para o dia 26 de maio – os movimentos Democracia21 e Chega anunciam uma coligação pré-eleitoral.

Questionado pelo Notícias ao Minuto, o líder do Chega explicou que a união das duas candidaturas é feita com base nos “valores fundamentais de Direita que existem em comum”, mas também pelo “desejo conjunto de uma Europa diferente da que temos hoje, que parece estar a desmoronar-se”.

André Ventura revelou ainda que Sofia Afonso Ferreira, a fundadora do D21, “fará parte da lista candidata do Chega ao Parlamento Europeu” o que, sublinhou, é um “sinal de compromisso político”.

Quanto àquele que será o cabeça-de-lista da coligação, nem André Ventura, nem Sofia Afonso Ferreira querem avançar já com nomes, remetendo a informação para “breve”

O movimento cívico Democracia21 está a reunir assinaturas para entregar ao Tribunal Constitucional e, assim, ser formalmente um partido político.

Mais avançado está o processo de legalização do Chega que já entregou as assinaturas e aguarda agora o visto do Palácio Ratton.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório