Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PCP quer que Câmara de Lisboa estude impacto do turismo na capital

Os vereadores do PCP na Câmara de Lisboa vão propor na quinta-feira que o município faça um diagnóstico do impacto do turismo na capital, que depois seja integrado na revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).

PCP quer que Câmara de Lisboa estude impacto do turismo na capital
Notícias ao Minuto

18:04 - 11/02/19 por Lusa

Política Orçamento

A proposta que os vereadores comunistas levam à reunião do executivo municipal defende uma "abordagem de prevenção dos impactos negativos do turismo intenso, integrando o conceito de Capacidade de Carga Turística nos processos de planeamento e ordenamento da cidade, nas diferentes escalas de planeamento urbano", como o PDM ou os planos de pormenor, para "estabelecer os limites críticos da intensidade turística no território da cidade".

Os vereadores do PCP, liderados por João Ferreira, propõem que a Câmara desencadeie "um processo de diagnóstico e de avaliação de impactes do turismo ao nível local, principalmente nas freguesias centrais de Lisboa, cujos resultados devem ser integrados na revisão do PDM".

A proposta visa ainda a elaboração de uma "Carta do Turismo de Lisboa como instrumento de suporte ao diagnóstico, planeamento e ordenamento da atividade turística na cidade que deve servir de base à monitorização dos impactes do turismo, garantindo as condições de acompanhamento e verificação da capacidade de carga turística".

O PCP sustenta que o planeamento e o ordenamento da atividade turística devem considerar a existência de "limites na utilização do espaço da cidade por parte da atividade turística", que "têm expressão no conceito de capacidade de carga turística".

"Na definição da Organização Mundial do Turismo, entende-se por capacidade de carga turística o número máximo de pessoas que podem visitar determinado local turístico, sem afetar o meio físico, económico ou sociocultural e sem reduzir de forma inaceitável a qualidade da experiência dos visitantes", apontam os eleitos comunistas na proposta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório