Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Europeias: "Lista combina experiência política com competência técnica"

Assunção Cristas discursou este domingo no encerramento da convenção nacional do CDS para preparar as eleições europeias.

Europeias: "Lista combina experiência política com competência técnica"
Notícias ao Minuto

17:41 - 10/02/19 por Anabela de Sousa Dantas

Política CDS

A líder do CDS-PP fechou este domingo a convenção nacional do partido para preparar as eleições europeias com um discurso onde falou sobre a lista apresentada. 

Recorde-se que o eurodeputado e vice-presidente do CDS-PP, Nuno Melo, é o cabeça de lista, que contam também com Pedro Mota Soares, Raquel Vaz Pinto e Vasco Weinberg.

"É uma lista que combina experiência política, ainda mais relevante no contexto do maior Parlamento do mundo, com a competência técnica. É uma lista que junta antiguidade no partido com juventude e abertura a independentes. É uma lista que contém cabelos brancos e contém rejuvenescimento nos seus diversos sentidos", afirmou Assunção Cristas.

"Se no nosso congresso de março passado afirmamos que o futuro é aqui, hoje posso dizer com segurança que a novidade é aqui, a novidade é aqui no CDS", acrescentou.

A líder democrata cristã teceu ainda alguns comentários sobre as "linhas programáticas" da candidatura, começando por falar na sua vertente europeísta. Cristas reafirmou um "total comprometimento com a Europa". "Somos europeístas convictos, revemo-nos no tratado fundador da União Europeia", indicou, falando num "projeto de paz" e de um "sucesso incomensurável".

As eleições europeias realizam-se, em Portugal, em 26 de maio.

Em 2009, também com Nuno Melo como cabeça de lista, o CDS-PP elegeu dois eurodeputados, com 8,37% dos votos.

Cinco anos depois, em 2014, o CDS-PP concorreu em coligação com o PSD, que obteve 27,71% dos votos, sete deputados e apenas um dos centristas, Nuno Melo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório