Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Conselho de Estado: Santana insta Marcelo a convidar parceiros sociais

O presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, instou hoje o Presidente da República a convidar para o Conselho de Estado os "presidentes de órgãos dos diferentes poderes", bem como os parceiros sociais para promover consensos.

Conselho de Estado: Santana insta Marcelo a convidar parceiros sociais
Notícias ao Minuto

16:05 - 10/02/19 por Lusa

Política Aliança

Durante o discurso que marcou o encerramento do congresso fundador da Aliança, em Évora, o antigo primeiro-ministro lembrou que o "Presidente da República convida, e bem, para o Conselho de Estado dirigentes de instituições europeias", e sinalizou que Marcelo "tem feito um esforço enorme para chamar a atenção das autoridades da União para aquelas que são essas realidades da vida nacional e as exigências de várias áreas que carecem de um novo olhar".

Por isso, Santana sugeriu que o "Chefe de Estado poderá fazê-lo talvez também, sem que ninguém leve à conta de ingerência, com os presidentes de órgãos dos diferentes poderes do Estado".

O objetivo seria "ver, por exemplo, a mudança na justiça progredir".

"Mudança essa é justo dizê-lo em que se tem empenhado desde o início do seu mandato, apelando à celebração de um pacto de justiça, mas infelizmente a realidade exige, em nosso entender, esse esforço maior por parte do Presidente", referiu.

Apontando não querer "meter a foice em ceara alheia", Santana instou também Marcelo Rebelo de Sousa a convidar para o Conselho de Estado "os parceiros sociais, para conseguir um pacto nacional para o crescimento económico".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório