Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Violência doméstica: Santana Lopes solidário com vítimas de "drama"

O líder da Aliança, Pedro Santana Lopes, manifestou hoje solidariedade para com as vítimas de violência doméstica, "drama que tem assolado" Portugal, e defendeu ser "bom que todas as forças políticas se associem" a este combate.

Violência doméstica: Santana Lopes solidário com vítimas de "drama"
Notícias ao Minuto

12:15 - 10/02/19 por Lusa

Política Congresso

"Permitam-me dar uma palavra à solidariedade para com as vítimas e as famílias das vítimas da violência doméstica, esse drama que tem assolado o nosso país", disse Santana Lopes aos jornalistas, em Évora, à entrada para o 2.º e último dia de trabalhos do congresso do partido que fundou.

O combate à violência doméstica, segundo o líder da Aliança, é "um dos assuntos que deve estar mais na mente dos decisores políticos".

"E seria uma irresponsabilidade se assim não fosse. Sei que o Governo já tomou iniciativas nesse domínio, nos últimos dias, e é bom que todas as forças políticas se associem nessa causa nacional", defendeu.

Trata-se de uma temática, "para o qual todos somos convocados a contribuir, com todas as nossas energias, pela palavra, pelas ações, pelas decisões", acrescentou.

E "para, nem gosto de dizer minorar, mas para erradicar esse fenómeno na sociedade, onde é tão triste ver que isso continua a acontecer", frisou.

PSD, PS, BE, CDS-PP, PCP, PEV e PAN, todos se mostram preocupados e a trabalhar no parlamento para combater a violência doméstica, fenómeno que já matou nove mulheres e uma criança só no último mês.

O tema foi mesmo abordado no último debate quinzenal com o primeiro-ministro (na quarta-feira) e no dia seguinte o Governo (Administração Interna, Justiça e Presidência), reuniu-se com a Procuradora-Geral da República e forças de segurança "para aperfeiçoar a resposta a dar" ao problema.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório