Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

CDS faz convenção no domingo com linhas programáticas na agenda

O CDS-PP faz, no domingo, em Lisboa, uma convenção europeia para preparar as eleições de maio e lançar as linhas programáticas da candidatura, que será encerrada pela líder do partido, Assunção Cristas.

CDS faz convenção no domingo com linhas programáticas na agenda
Notícias ao Minuto

12:30 - 08/02/19 por Lusa

Política Partidos

Nuno Melo, que volta a ser cabeça de lista dos centristas pelo CDS, fará, no Centro Cultural de Belém, na capital, a apresentação das linhas programáticas do partido, após uma tarde em que haverá intervenções dos outros candidatos europeus e independentes.

Em declarações à Lusa, Nuno Melo afirmou que, desde o último congresso, em 2018, em que foram anunciados os primeiros candidatos europeus, o próprio Melo, Mota Soares, Raquel Vaz Pinto e Vasco Weinberg, o partido tem vindo a tratar "os grandes temas europeus, como os grandes temas nacionais que tem uma conexão com a realidade europeia".

"Daí até o 'slogan' do nosso cartaz de campanha, 'Portugal, a Europa é aqui", acrescentou, afirmando que muito do que afeta os portugueses "são questões europeias", ainda que, por vezes, pareçam tratar de "aspetos nacionais".

A dimensão social da Europa, a agricultura, a política externa e o mar são temas a ser discutidos durante a convenção europeia que terá como oradores Pedro Mota Soares, outro candidato, Isabel Jonet, do banco alimentar contra a fome, Manuel Grave e Francisco Laplaine Guimarães, João Taborda da Gama, Raquel Vaz Pinto, outra das candidatas na lista do CDS.

O mar é outro dos temas a abordar, com intervenções de Manuel Tarré e Vasco Beckert-Weinberg, e que Nuno Melo define como "estratégico para Portugal".

"O mar tem uma importância estratégica fundamental, é um ativo disponível para ser explorado" em diferentes áreas, justificou.

As questões políticas nacionais também não serão esquecidas, admitindo o eurodeputado que se discutam quais as políticas que seriam seguidas se o CDS estivesse no poder e "avaliar aquilo que o governo está a fazer, de pior e de melhor".

As eleições europeias realizam-se, em Portugal, em 26 de maio.

Em 2009, era Nuno Melo cabeça de lista, o CDS elegeu dois eurodeputados, com 8,37% dos votos.

Cinco anos depois, em 2014, o CDS concorreu em coligação com o PSD, que obteve 27,71% dos votos, sete deputados e apenas um dos centristas, Nuno Melo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório