Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PEV quer fiscalização a mau cheiro em ETAR de Santa Maria da Feira

O Partido Ecológico Os Verdes (PEV) quer que o Governo fiscalize o funcionamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Remolha, em Santa Maria da Feira, local onde, denunciou hoje, há "maus cheiros" desde o verão.

PEV quer fiscalização a mau cheiro em ETAR de Santa Maria da Feira
Notícias ao Minuto

11:44 - 06/02/19 por Lusa

Política Ambiente

O grupo parlamentar do PEV questionou sobre o assunto o Ministério do Ambiente e da Transição Energética, alertando para "cheiros nauseabundos, insuportáveis para os residentes e para quem ali circula, prejudicando e degradando o ambiente e a sua qualidade de vida".

A situação já em setembro de 2018 motivou queixas da CDU na Assembleia Municipal da Feira, sendo essas motivadas não apenas pelo mal-estar provocado à população da freguesia de Espargo, mas também pelo facto de a ETAR fazer "várias descargas na ribeira da Remolha", que está inserida na bacia hidrográfica da Barrinha de Esmoriz e Lagoa de Paramos - massa de água que, por sua vez, integra a Rede Natura 2000.

Agora, a deputada Heloísa Apolónia alerta que "os episódios de maus cheiros têm sido sucessivos e insuportáveis, tendo a população feito chegar as suas queixas a várias entidades, promovendo igualmente um abaixo-assinado sobre este assunto".

Recordando que entre as explicações avançadas para o problema na Assembleia Municipal da Feira se incluía a de que os maus cheiros foram realçados pelas elevadas temperaturas do verão, a parlamentar afirma que, embora se esteja já no inverno, "os maus cheiros se têm vindo a repetir e a intensificar".

Por isso mesmo, a deputada do PEV defende ser "necessário encontrar uma solução definitiva para evitar a perpetuação da degradação da qualidade de vida da população que reside nas proximidades da ETAR".

Heloísa Apolónia quer que o Ministério do Ambiente averigue se a Agência Portuguesa do Ambiente tem monitorizado a atividade da estrutura gerida pela Águas do Centro Litoral S.A. e revele que medidas estão previstas "para atenuar e eliminar os odores nauseabundos que vêm prejudicando a população local.

Considerando que as águas da ETAR são encaminhadas para a ribeira da Remolha, o PEV quer também saber por que razão não foi previsto um tratamento terciário quando se construiu essa estrutura e por que motivo "não foi atendido até ao momento o pedido de incorporação de um filtro biológico para os gases que dela emanam, como sugeriram técnicos especialistas" para obviar parte dos inconvenientes relatados pela comunidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório