Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Está na altura de os partidos assumirem posições sobre a regionalização"

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, considerou hoje que os partidos políticos devem dizer o que pensam sobre a regionalização nos seus programas eleitorais, dado ser um tema "incontornável".

"Está na altura de os partidos assumirem posições sobre a regionalização"
Notícias ao Minuto

10:17 - 05/02/19 por Lusa

Política Luísa Salgueiro

"Está na altura, agora que estamos num ano de eleições legislativas, de os partidos assumirem as suas posições sobre a regionalização e dizerem nos seus programas eleitorais aquilo que pensam", disse à agência Lusa.

Na semana passada, um grupo de autarcas a Norte defendeu um novo referendo à regionalização feito a nível nacional, mas com contagem de votos "região a região", justificando aquele sistema com razões de "evolução de democracia" e de "inteligência do cidadão".

Num momento em que se está a avançar para um processo de descentralização, a presidente, eleita pelo PS, entendeu que "faz todo o sentido" que se discuta a regionalização.

Na sua opinião, o primeiro passo dever ser "amadurecer" a descentralização, criando condições para que esse processo avance mais e melhor, e, na sua sequência, avançar para a regionalização.

Sobre a realização de um novo referendo, Luísa Salgueiro referiu que a próxima legislatura será "o momento adequado" para se voltar a ouvir os portugueses sobre o assunto.

Na sua opinião, as assimetrias existentes no país podem ser vencidas se existirem políticas regionais legitimadas por órgãos eleitos para o efeito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório