Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Enfermeiros? "Bom senso de ambas as partes é o que é mais necessário"

"Bom senso de ambas as partes é o que é mais necessário neste momento", diz a líder do Bloco de Esquerda referindo-se aos profissionais de saúde e ao Governo.

Enfermeiros? "Bom senso de ambas as partes é o que é mais necessário"

Catarina Martins pediu "bom senso" aos enfermeiros em greve, em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita à Feira de Espinho, que está a fazer durante o dia desta segunda-feira.

Apesar de deixar claro que o necessário neste momento "é o bom senso de ambas as partes" e que "ainda há questões que não foram resolvidas" pela parte do Governo, a líder do Bloco de Esquerda salienta que o Ministério da Saúde já fez algumas cedências quanto às reivindicações destes profissionais de saúde e até "deu avanços no reconhecimento do grau de especialista". 

Por isso, diz Catarina Martins, "ter um caderno reivindicativo que vai crescendo à medida que as negociações são feitas torna difícil encontrar um caminho para o Sistema Nacional de Saúde (SNS)".

Para a bloquista, não há dúvidas de que "os enfermeiros são essenciais ao SNS e não têm sido bem tratados por sucessivos governos", contudo, perante as "aproximações" do Governo, os enfermeiros também têm de tentar essa "aproximação" e fazer com que "não haja sucessivas novas reivindicações, mantendo uma greve que está a penalizar muito o SNS".

Recorde-se que os enfermeiros iniciaram uma segunda greve às cirurgias programadas, no passado dia 31 de janeiro, e prometem prolongar os protestos até ao final de fevereiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório