Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

BE viaja hoje no Vouguinha no arranque das jornadas parlamentares

O investimento público para enfrentar as alterações climáticas é o tema escolhido pelo BE para as jornadas parlamentares de hoje e terça-feira, no distrito de Aveiro, iniciativa que começa com uma viagem de comboio na Linha do Vouga.

BE viaja hoje no Vouguinha no arranque das jornadas parlamentares
Notícias ao Minuto

06:24 - 04/02/19 por Lusa

Política Aveiro

"Estas jornadas serão centradas numa temática que nos diz muito nos dias de hoje: a resposta nacional às alterações climáticas e o necessário investimento público para preparar o nosso país para essas alterações climáticas", adiantou aos jornalistas o líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), Pedro Filipe Soares.

Demonstrar ao Governo que "várias das propostas que o BE conseguiu aprovar ainda estão por implementar" é outro dos objetivos destes dois dias de jornadas parlamentares, durante os quais os deputados do BE realizarão diferentes visitas e reuniões, um pouco por todo o distrito de Aveiro.

A partida para estas jornadas é dada pelas 08:30, com uma viagem no "Vouguinha", entre São João de Ver e Espinho, onde vão visitar a feira semanal daquele concelho, momentos nos quais estará presente todo o grupo parlamentar.

"Nós, com esta viagem de comboio, demonstraremos como faltou, muitas das vezes, uma decisão política para preparar o país para essas alterações climáticas, porque estas também têm a ver com mudanças dos sistemas de mobilidade e com uma forma mais sustentável ambientalmente desses sistemas de mobilidade", explicou Pedro Filipe Soares, considerando que "não há sistema mais sustentável de mobilidade do que a ferrovia".

À tarde, entre a dezena de visitas pelas quais se vão distribuir os deputados, destaque para uma ida a Castelo de Paiva, na qual participará também a coordenadora do BE, Catarina Martins, para chamar a atenção para um "resultado ainda dos incêndios do outono de 2017, os focos de combustão subterrâneos que permanecem naquela zona, com claro prejuízo para a saúde pública e ambiental".

O dia termina com um jantar, em Santa Maria da Feira, que conta a presença da eurodeputada e cabeça de lista às europeias, Marisa Matias, que tem intervenção política marcada, assim como Catarina Martins.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório