Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Assembleia aprova voto de pesar em memória das vítimas do holocausto

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar conjunto de PSD, PS, CDS-PP, PAN e do deputado não inscrito Paulo Trigo Pereira pelas vítimas do holocausto, evocando o Dia Internacional da Memória.

Assembleia aprova voto de pesar em memória das vítimas do holocausto
Notícias ao Minuto

11:58 - 01/02/19 por Lusa

Política Memórias

"A 27 de janeiro assinala-se em todo o mundo o Dia Internacional da Memória do Holocausto, data escolhida pelas Nações Unidas por possuir um significado marcante, a data em que, em 1945, teve lugar a libertação do campo de concentração nazi de Auschwitz pelas tropas da União Soviética", refere o voto.

No texto conjunto, os partidos salientam que "o Holocausto questiona radicalmente todos os valores nos quais assenta a civilização humana: o respeito pela vida, a igualdade e dignidade de todos os seres humanos, a compaixão e a fraternidade, a responsabilidade pelo outro, a liberdade individual e coletiva".

"No entanto, Auschwitz não foi assim tão longe, nem assim há tanto tempo (...) E decorridos apenas 74 anos, voltamos a registar um aumento de fenómenos de antissemitismo, de ódio racial, de homofobia, de recusa do outro, de quem é estrangeiro ou diferente, e assistimos ao recrudescimento de discursos negacionistas do Holocausto e das vidas das suas vítimas", realça o texto hoje aprovado.

No voto, a Assembleia da República "presta a sua homenagem a todas as vítimas do Holocausto, renovando o seu compromisso de não esquecer e de, preservando a memória, defender os valores fundamentais da Humanidade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório