Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Governo acusa CDS de provocar "alarme social" com carne de vacas doentes

O Ministério da Agricultura acusou hoje que o CDS-PP de provocar "alarme social" relativamente a um lote de carne de vaca impróprio para consumo, ao divulgar uma pergunta parlamentar antes desta ter chegado ao destinatário.

Governo acusa CDS de provocar "alarme social" com carne de vacas doentes
Notícias ao Minuto

20:22 - 31/01/19 por Lusa

Política Ministério

Em comunicado, o Ministério da Agricultura lamentou que "o CDS tenha utilizado o mecanismo regimental da pergunta parlamentar para intervir no espaço mediático à custa de um tema tão sensível como é a segurança alimentar".

"O ministério lamenta igualmente que o CDS tenha utilizado como expediente a divulgação do documento através da comunicação social, antes mesmo de o enviar ao destinatário, provocando alarme social ao colocar em dúvida que o problema detetado estivesse resolvido", refere.

No documento em causa, os deputados Patrícia Fonseca, Ilda Araújo Novo e Hélder Amaral questionam o ministro Capoulas Santos sobre o risco do lote de carne impróprio para consumo ter entrado no mercado português, sobre a avaliação das autoridades polacas e das medidas implementadas pelas autoridades nacionais.

O grupo parlamentar pediu ainda garantias ao Governo de que toda a carne bovina oriunda na Polónia e disponível no mercado nacional está em condições de salubridade e apta para consumo humano.

Trata-se de um lote de 99 quilogramas (Kg) de carne de vaca, que chegou ao mercado português proveniente de um matadouro da Polónia, que aproveitava carcaças de animais feridos ou doentes.

O caso foi revelado, este sábado, pelo canal polaco TVN24, que transmitiu imagens de um matadouro na região de Mazovia, a cerca de 100 quilómetros de Varsóvia, onde os funcionários retiravam feridas, tumores e sinais da carne que, posteriormente, era enviada para venda.

"Não obstante de conhecer já as diligências levadas a cabo pelas autoridades nacionais de controlo e fiscalização, A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que prontamente identificaram o lote (...) e procederam à sua apreensão e destruição, o CDS veio questionar o Governo sobre a avaliação das autoridades polacas e sobre as medidas implementadas pelas autoridades nacionais relativamente a esta situação, quando essas medidas já eram do conhecimento público", sublinhou o ministério liderado por Capoulas Santos.

O Ministério da Agricultura perguntou aos deputados do CDS signatários da pergunta alimentar, se conhecem o sistema de segurança alimentar da União Europeia bem como o funcionamento das autoridades nacionais de fiscalização em matéria de segurança alimentar.

O Governo lembrou ainda que o alerta da chegada do lote a Portugal foi dado pela Rede de Alerta Rápido, que integra o sistema de segurança alimentar da União Europeia.

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) já apresentou o relatório da situação às autoridades europeias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório