Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

CDS está a negociar proposta com outros partidos para inquérito à CGD

O CDS-PP está a recolher "contributos de vários grupos parlamentares" para tentar "um entendimento e texto" comum para a proposta de inquérito parlamentar à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), disse à Lusa fonte centrista.

CDS está a negociar proposta com outros partidos para inquérito à CGD
Notícias ao Minuto

18:40 - 30/01/19 por Lusa

Política Recapitalização

O ponto de partida da discussão é o texto da proposta do CDS-PP, hoje entregue na Assembleia da República, acrescentou a mesma fonte, do grupo parlamentar centrista.

Hoje, na conferência de líderes parlamentares, além do CDS-PP, também o BE manifestou intenção de apresentar uma proposta de inquérito, enquanto os socialistas afirmaram a sua disponibilidade a dar contributos.

Segundo o porta-voz da conferência de líderes, Duarte Pacheco, deputado do PSD, ficou acordado que estes partidos -- PSD e PCP não tomaram posição - tentarão chegar a um texto o "mais abrangente possível, para evitar a profusão de iniciativas" sobre o mesmo tema.

A bancada centrista entregou hoje, no parlamento, a proposta de novo inquérito parlamentar à recapitalização que terá, se for aprovada, um prazo de quatro meses, até junho, para produzir conclusões.

Além de objetivos mais centrados na recapitalização do banco do Estado, o CDS-PP pretende ainda "averiguar as contradições" entre as declarações produzidas na primeira comissão de inquérito à CGD e "as informações do relatório de auditoria da EY", que chegará nos próximos dias ao parlamento, quanto à "concessão e renovação de créditos".

Os centristas anunciaram, na terça-feira, com a proposta de inquérito, depois de ser conhecido que a Ministério Público nada tinha a opor que a Caixa enviasse para a comissão a auditoria da EY à gestão do banco público.

Se começar em fevereiro, o prazo de conclusão dos trabalhos da comissão termina em junho e atravessa todo o período de pré-campanha para as eleições europeias de 26 de maio, concluindo-se em junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório