Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

CGD: PCP considera desnecessária nova comissão parlamentar de inquérito

O secretário-geral comunista considerou hoje desnecessária a criação de uma nova comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD), mas adiantou que os comunistas não votarão contra uma proposta nesse sentido.

CGD: PCP considera desnecessária nova comissão parlamentar de inquérito
Notícias ao Minuto

19:29 - 29/01/19 por Lusa

Política Jerónimo

"Nós achamos que não seria necessário na medida em que estão apuradas responsabilidades políticas por parte de quem indicou a gestão, o Governo PS, PSD e CDS. Em relação a outras responsabilidades, designadamente individuais, passíveis de sanções, isso não é um poder da Assembleia da República, é do Ministério Público e deveria ser concretizado", afirmou, Jerónimo de Sousa, em declarações aos jornalistas à margem do lançamento de um livro, num hotel de Lisboa.

Segundo o líder comunista, "tendo em conta a auditoria feita, outras comissões de inquérito, o apuramento dos factos, não se justifica outra comissão de inquérito", mas deveria haver "uma atuação célere no plano da Justiça".

Contudo, acrescentou, o PCP não votará contra uma nova comissão de inquérito à CGD se vier a ser proposta na Assembleia da República.

"Não quer dizer que votemos contra, mas queríamos sublinhar que consideramos que vai retardar todo o processo de apuramento da verdade e de responsabilidades. É desnecessária, mas não estaremos a ferro e fogo contra uma iniciativa dessa natureza", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório