Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Vereador eleito no PSD renuncia ao mandato na Câmara de Leiria

O vereador independente eleito pelo PSD para a Câmara de Leiria José da Silva Pereira renunciou ao mandato na autarquia, disse hoje o próprio à agência Lusa.

Vereador eleito no PSD renuncia ao mandato na Câmara de Leiria
Notícias ao Minuto

17:04 - 18/10/13 por Lusa

Política José Pereira

A decisão foi comunicada no final da primeira reunião do novo executivo e acontece seis dias depois da tomada de posse dos novos eleitos, após as eleições autárquicas de 29 de setembro, que no município deram a vitória ao PS.

"Entendo que não devia ser exigível o mesmo nível de responsabilidade e de exigências legais aos vereadores que exercem a sua função a tempo inteiro e aos outros que apenas participam nas reuniões do executivo, não tendo qualquer intervenção na gestão corrente do município", justificou Silva Pereira.

O ex-autarca criticou o "desequilíbrio" entre a capacidade de ação do executivo e dos "vereadores da oposição, que não têm pelouro".

"Não se pode exigir a mesma responsabilidade aos 11 vereadores, quando na prática só sete é que têm função executiva", insistiu.

Por isso, Silva Pereira discorda da lei eleitoral autárquica atual, defendendo que "os elencos camarários devem ser únicos, independentemente de haver maioria ou não".

O presidente Raul Castro (PS), reeleito em setembro, lamentou na reunião de quinta-feira a saída do vereador, salientando que também não concorda com a lei atual, mas que tem de "aceitar as regras do jogo".

Contudo, para o independente, não fazia sentido continuar como vereador sem pelouro, uma vez que "não iria contribuir de forma alguma para alterar as coisas".

A sua ação estaria "limitada às votações" nas reuniões de câmara, o que "iria criar uma imagem desfasada da realidade na opinião pública".

Silva Pereira referiu ainda que não está disponível para expor a sua vida pessoal, através da apresentação da declaração de rendimentos exigida pelo Tribunal Constitucional.

"Não vejo que benefícios em termos patrimoniais poderia retirar numa função em que não teria qualquer intervenção. O objetivo da apresentação da declaração é verificar se houve ganhos com a função", explicou.

Margarida Castelão é a vereadora do PSD que irá substituir Silva Pereira na Câmara de Leiria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório