Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Rio acusa ministro do Ensino Superior de "desnorte" no caso das propinas

O líder do PSD acusou o ministro do Ensino Superior de um "certo desnorte" quanto às propinas, que os social-democrata defendem e considerou que o governante "discordou de si próprio num espaço de 30 dias".

Rio acusa ministro do Ensino Superior de "desnorte" no caso das propinas
Notícias ao Minuto

15:00 - 28/01/19 por Lusa

Política PSD

"Não consigo compreender que o mesmo ministro discorde de si próprio no espaço de 30 dias. Demonstra um certo desnorte do ministro", afirmou Rui Rio, em declarações aos jornalistas após uma reunião com Associação de Jovens Agricultores de Portugal, no Porto.

Rui Rio lembrou que "o PSD sempre disse que é a favor das propinas" e que "está contra" a "medida mais recente" de acabar com elas.

"A componente social tem de ser feita através de bolsas de estudo aos estudantes que precisam", frisou o líder do PSD.

O ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, defendeu na terça-feira, em Bruxelas, a aposta em pós-graduações e mestrados pagos pelos empregadores, o que iria permitir alterar o financiamento destas instituições e reduzir os "custos diretos das famílias".

Numa altura em que se discute o fim das propinas, Manuel Heitor defendeu "a necessidade de alargar a penetração do ensino superior em Portugal", deixando de estar apenas centrada em licenciaturas.

"Isso requererá, na próxima década, reduzir os custos diretos das famílias, ao mesmo tempo que modernizamos e transformamos gradualmente a estrutura, quer de financiamento, quer de operação", acrescentou o governante, sugerindo a aposta em cursos de pós-graduação e de mestrado.

Ainda assim, garantiu que o Estado vai "continuar a financiar o ensino superior".

O fim das propinas tem vindo a ser defendido por dirigentes do PS, do BE, do PCP.

Sobre esta questão, o Presidente da República, Marcelo da Rebelo de Sousa, já disse concordar "totalmente" com a ideia de se caminhar para o fim das propinas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório