Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

PSD recorda José Arruda, "que nunca desistiu de servir Portugal"

O Grupo Parlamentar do PSD lamentou hoje a morte do presidente da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), lembrando que José Arruda "nunca desistiu de servir Portugal".

PSD recorda José Arruda, "que nunca desistiu de servir Portugal"
Notícias ao Minuto

15:04 - 27/01/19 por Lusa

Política Grupo parlamentar

Numa nota assinada pelo deputado social-democrata e presidente da comissão parlamentar de Defesa, Marco António Costa, assinala-se que José Arruda "será sempre recordado como um homem de bem que nunca desistiu de servir Portugal, nomeadamente apoiando e defendendo os deficientes das Forças Armadas".

"Ao longo da sua função de presidente a ADFA obteve grandes e justas conquistas para os seus camaradas militares e pela esmerada postura institucional conquistou o respeito de todos quanto com ele tiveram o privilégio de interagir", lê-se na mesma nota, que acrescenta: "A sua morte provocará um vazio que intensamente o recordará".

O grupo parlamentar social-democrata "apresenta as suas mais sentidas condolências" à família, "aos seus camaradas de armas e ainda às Forças Armadas Portuguesa".

José Arruda, de 69 anos, morreu no sábado à tarde, no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa.

José Eduardo Gaspar Arruda, natural de Moçambique, desenvolveu uma carreira de atleta até cumprir o serviço militar obrigatório e foi ferido, em 1971, durante a guerra colonial, acidente do qual resultou a cegueira e a amputação o membro superior esquerdo.

Em 1973, durante a permanência no Hospital Militar Principal, participou no movimento de apoio à criação do estatuto do deficiente das Forças Armadas, tendo posteriormente, em 1974, participado na primeira assembleia-geral da recém-criada Associação dos Deficientes das Forças Armadas, que surgiu na sequência da Revolução do 25 de Abril.

O local e datas das exéquias do ex-militar não foram ainda anunciados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório