Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Aliança quer "posição firme" da UE e que reconheça Guaidó como presidente

O partido Aliança espera que a União Europeia tome "uma posição firme" e reconheça Juan Guaidó como chefe de Estado venezuelano, para que possam ser convocadas "eleições livres e democráticas".

Aliança quer "posição firme" da UE e que reconheça Guaidó como presidente
Notícias ao Minuto

13:24 - 25/01/19 por Lusa

Política Venezuela

"A Aliança espera que a União Europeia possa com rapidez assumir uma posição firme que permita aos Estados Membros, incluindo Portugal, reconhecer o Presidente Guaidó [presidente da Assembleia Nacional da Venezuela que se declarou Presidente interino daquele país], solicitando-lhe a convocação, logo que criadas condições, de eleições livres e democráticas", referiu hoje o partido num comunicado enviado às redações.

Assim, a Aliança defende "um compromisso urgente e os consensos que conduzam ao rápido reconhecimento da nova situação política na Venezuela", uma vez que "a situação política e humanitária" se está a agravar.

O partido, liderado pelo antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, salienta também que "o colapso económico e a situação de catástrofe social afetam a extensa comunidade portuguesa naquele país".

Na nota, a Comissão Instaladora Nacional refere ainda que se tem "registado um largo movimento internacional, onde se incluem aliados e países amigos de Portugal, apoiando o novo Presidente", e vinca que "só uma solução que passe pelos princípios" que defendem "poderá proteger melhor" os compatriotas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório