Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

PCP recusa "alimentar" ambiente de "insegurança e intranquilidade"

O PCP recusou hoje "alimentar a corrente" a propósito dos incidentes registados em Lisboa e Setúbal nos últimos dias, considerando que fazê-lo seria "animar um ambiente de insegurança e intranquilidade".

PCP recusa "alimentar" ambiente de "insegurança e intranquilidade"
Notícias ao Minuto

18:49 - 22/01/19 por Lusa

Política Violência

"O PCP não alimentará a corrente dos que, a propósito de factos concretos e pontuais, agem para os generalizar. Fazê-lo seria animar um ambiente de insegurança e intranquilidade", lê-se num comunicado do PCP enviada à comunicação social.

Na nota, os comunistas recordam que a PSP já abriu um comunicado aos acontecimentos ocorridos, no domingo, em Vale de Chícharos, conhecido por bairro da Jamaica, no Seixal, entre a PSP e moradores, de que resultaram feridos cinco civis e um polícia, sem gravidade.

"Eventuais situações de recurso a violência não justificada, naturalmente condenável e que deve ser prevenida, não podem contribuir para desvalorizar a ação das forças de segurança e dos seus profissionais", acrescenta ainda o PCP.

A PSP reforçou hoje o policiamento com elementos da Unidade Especial de Polícia na Bela Vista, em Setúbal, e em algumas zonas de Loures e Odivelas (distrito de Lisboa), após incidentes registados durante a noite, com o lançamento de 'cocktails Molotov' contra uma esquadra e o incêndio de caixotes e de várias viaturas.

Em comunicado, a PSP informou que continua as investigações a estes incidentes, "nada indiciando, até ao momento, que estejam associados à manifestação" de protesto contra uma intervenção policial no bairro da Jamaica, no Seixal (Setúbal).

Após a manifestação em frente ao Ministério da Administração Interna na segunda-feira, em Lisboa, quatro pessoas foram detidas na sequência do apedrejamento de elementos da PSP por participantes no protesto, convocado para dizer "basta à violência policial" e "abaixo o racismo".

Este protesto ocorreu um dia depois de incidentes no bairro da Jamaica.

O Ministério Público e a PSP abriram inquéritos aos incidentes no bairro da Jamaica.

Os quatro manifestantes detidos em Lisboa vão ser julgados sumariamente em 07 de fevereiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório