Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Aliança repudia "sentimento de censura" à conduta da polícia

O partido Aliança repudiou hoje o "sentimento permanente de censura à conduta" das forças policiais, no seguimento dos incidentes que afetaram vários concelhos do distrito de Lisboa e de Setúbal, com ataques a esquadras da PSP.

Aliança repudia "sentimento de censura" à conduta da polícia
Notícias ao Minuto

14:47 - 22/01/19 por Lusa

Política Santana Lopes

"Antecipando que a Aliança não deixa de reconhecer aos legítimos órgãos a competência para apurar os factos e eventuais responsabilidades, a Aliança repudia, porém, este sentimento de permanente censura à conduta das nossas forças de autoridade, destes homens e mulheres que diariamente asseguram o Estado de Direito e a segurança de todos os portugueses", refere o partido.

Numa nota enviada às redações e assinada pela comissão instaladora nacional do partido, a Aliança considerou também que se assistiu "a uma imediata censura, por parte de responsáveis do Bloco de Esquerda [BE], à conduta das autoridades policiais".

O partido, liderado pelo antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, referia-se à deputada do BE Joana Mortágua, que partilhou nas redes sociais um vídeo dos incidentes no bairro da Jamaica e comentou que os bloquistas iriam pedir responsabilidades.

Desde domingo, em incidentes separados, registaram-se vários feridos, na sequência de distúrbios no Bairro da Jamaica, no Seixal, no domingo, que motivaram uma manifestação contra excessos policiais, na segunda-feira, em Lisboa, junto ao Ministério da Administração Interna.

Após a concentração registaram-se incidentes em que quatro pessoas foram detidas pelo apedrejamento de elementos da PSP, durante o protesto.

Durante a madrugada, a esquadra da PSP no bairro da Bela Vista, em Setúbal, foi atingida por 'cocktails molotov' e na Póvoa de Santo Adrião e Odivelas, distrito de Lisboa, foram incendiados caixotes do lixo e viaturas, segundo a PSP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório