Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"A vitória de Rui Rio mostra que fiz bem em deixar o PSD"

O ex-militante do Partido Social-Democrata, André Ventura, não vê a continuação de Rui Rio na liderança do partido com bons olhos. “A direita portuguesa está morta”, lamenta.

"A vitória de Rui Rio mostra que fiz bem em deixar o PSD"
Notícias ao Minuto

21:17 - 18/01/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política André Ventura

Rui Rio levou a votos, na quinta-feira à noite, uma moção de confiança no Conselho Nacional Extraordinário do PSD e venceu, saindo vitorioso da disputa com os seus críticos internos, em especial com Luís Montenegro que o havia desafiado para eleições diretas.

Quem já não faz parte do PSD desde o final do ano passado é André Ventura que está agora empenhado em fazer crescer o seu partido CHEGA, que nasceu como um movimento interno para destituir Rui Rio.

Em declarações ao Notícias ao Minuto, André Ventura assegurou que a vitória de ontem do líder do PSD é a “evidência” de algo que não é uma novidade para si: “o espetro político da direita e do centro-direita precisava de novas alternativas em Portugal”.

E foi por isso que abandonou o partido para criar o CHEGA, cujas assinaturas deverão chegar nos próximos dias ao Tribunal Constitucional.

O ex-militante social-democrata descreveu o Conselho Nacional de ontem como “verdadeiramente deplorável”, pois o que se viu foi um “conjunto de responsáveis políticos que sabem bem que Rio está a prazo, mas que preferiram manter o statuos quo e garantir promessas de lugares para as próximas eleições”.

Esta opção, defende, foi feita em detrimento de “reposicionar um dos grandes partidos da democracia portuguesa no lugar onde deve estar”.

“Ontem, este PSD decidiu ser oficialmente a muleta de António Costa para 2019 em troca de uma alegada estabilidade artificial e de uma fantasmagórica aproximação ao PS que ninguém compreende”, acrescentou o professor de Direito para quem só há uma conclusão a retirar deste resultado: “A direita portuguesa está morta e tem urgentemente de se reconfigurar”.

“A vitória de Rio mostra que fiz bem em deixar o PSD”, remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório