Meteorologia

  • 18 FEVEREIRO 2019
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 13º

Edição

Abolição das propinas pressupõe uma "questão fundamental: financiamento"

O líder comunista regozijou-se hoje com outras forças partidárias a defenderem o fim das propinas no ensino superior público, nomeadamente o PS, mas alertou para a necessidade de acautelar o financiamento do setor.

Abolição das propinas pressupõe uma "questão fundamental: financiamento"
Notícias ao Minuto

19:39 - 18/01/19 por Lusa

Política Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa falava aos jornalistas após a reunião com a Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

"Surgiu a novidade de, de repente, surgir um grande consenso para a abolição das propinas. Dizemos isto com surpresa porque, desde há muito tempo, o PCP esteve contra a sua aplicação e procurou a sua revogação. Talvez tenha dado o quebranto ao PS, ao PSD e ao CDS...", afirmou.

Segundo o secretário-geral do PCP, "a questão das propinas e sua abolição pressupõe uma questão fundamental: a necessidade de financiamento do ensino superior público, uma questão-chave".

"Se não o fizermos, as dificuldades acabarão por não ser ultrapassadas", avisou, descrevendo, entre outros, problemas de instalações, mobilidade e funcionamento daquela instituição do ensino superior público.

Para Jerónimo de Sousa há "uma exigência que se coloca com uma nova visão do financiamento, na medida em que, durante o período do Governo anterior, foram cortados cerca de mil milhões de euros".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório