Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

PCP ataca TVI. "Abjeta peça de anticomunismo"

O Partido Comunista Português reagiu, em comunicado, a uma peça jornalística transmitida, esta quinta-feira à noite, no ‘Jornal das 8’ da TVI.

PCP ataca TVI. "Abjeta peça de anticomunismo"
Notícias ao Minuto

23:49 - 17/01/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Polémica

O ‘Jornal das 8’ da TVI arrancou, esta noite, com uma reportagem que denunciava a existência de alegados contratos feitos entre a autarquia comunista de Loures e o genro do secretário-geral do PCP.

Segundo a estação de Queluz, a empresa do genro de Jerónimo de Sousa terá sido contratada por ajuste direto por valores superiores ao salário auferido por Bernardino Soares, o presidente da Câmara Municipal de Loures.

Momentos depois de a reportagem ter sido transmitida, o PCP emitiu um comunicado a arrasar o trabalho jornalístico, descrevendo-o como sendo uma “abjeta peça de anticomunismo sustentada na mentira, na calúnia e na difamação”.

Na nota intitulada ‘Manipulação, mentira e difamação no comando editorial da TVI’, o PCP acusa a estação de Queluz de ter “adotado como critérios editoriais a opção pela especulação e insulto gratuito a par da conhecida promoção da extrema-direita e da reabilitação de Salazar e do regime fascista” - aqui uma clara referência à presença de Mário Machado no programa ‘Você na TV’.

Apesar de ser dito que o “nível rasteiro” da reportagem é de “tal monta que, em si mesmo, não mereceria resposta”, o PCP adverte que uma “mentira não desmentida pode ser tida como verdade”, razão que leva o partido a pronunciar-se sobre o tema, considerando que é uma “gratuita provocação” a “insidiosa invocação da relação entre uma empresa e as relações familiares do secretário-geral do PCP”.

“Aqueles que, como a TVI, pensam que com o silenciamento, a difamação e a perseguição podem calar o PCP estão profundamente enganados. O PCP não se deixará intimidar hoje, como não se deixou intimidar no passado, incluindo com as mais torpes e soezes difamações e perseguições movidas pelo regime fascista que a TVI agora branqueia”, termina o comunicado. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório