Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Albuquerque diz que congresso regional será de "mobilização e unidade"

O líder do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou hoje que o XVII Congresso regional do partido, nos dias 19 e 20 de janeiro, será um "momento de mobilização e de unidade" face aos "desafios eleitorais" de 2019.

Albuquerque diz que congresso regional será de "mobilização e unidade"
Notícias ao Minuto

15:45 - 16/01/19 por Lusa

Política PSD/Madeira

"Este ano vamos ter três eleições [europeias, regionais e nacionais], o partido está mobilizado, iremos chamar novas pessoas e garantir a união entre todos", disse Miguel Albuquerque, que foi reeleito presidente do partido nas eleições diretas realizadas em dezembro de 2018, nas quais foi o único candidato.

"O congresso é fundamental uma vez que será uma reafirmação dos princípios e dos valores do Partido Social Democrata da Madeira, da autonomia, da social-democracia e do progresso da região em todas as suas áreas", disse.

O XVII Congresso do PSD/Madeira decorre no Funchal e conta com a participação de 450 delegados, sendo que os trabalhos vão começar com a tomada de posse da nova Comissão Política e do novo Secretariado.

Em dezembro, Miguel Albuquerque foi reeleito presidente com 98,4% dos votos dos militantes. Dos 3.348 em condições de votar, 2.715 exerceram o direito, dos quais 2.671 apoiaram a sua reeleição.

"O Partido Social Democrata construiu a Madeira moderna ao longo de quarenta anos, consolidou e reafirmou a autonomia e, obviamente, tudo isso tem de ser evocado", afirmou o líder social-democrata.

Por outro lado, o secretário-geral do partido, Rui Abreu, que agora cessa funções, vincou que "a união [interna] é fundamental", mas advertiu que "só com união não se ganham eleições".

"É preciso também apresentar um programa muito claro à população, aos madeirenses, para que percebam exatamente o que é que o PSD pretende fazer pela Madeira nos próximos quatro anos", disse.

Rui Abreu exerceu o cargo de secretário-geral durante dois mantados, sendo agora substituído por José Prada.

"Acho que fizemos um bom trabalho, numa altura que não era a mais fácil do partido, porque não estava habituado a disputar eleições internas e quando as disputou fê-lo com seis candidatos", disse, referindo-se ao congresso de 2015, quando Alberto João Jardim foi substituído por Miguel Albuquerque.

O secretário-geral cessante considera que isto provocou "algumas feridas" que "demoraram e demoram" algum tempo a sarar.

"Hoje, passados quatro anos, a situação está muito mais ultrapassada e o partido estará com os novos dirigentes e com os antigos para enfrentar os desafios que tem pela frente", disse, lembrando que o XVII Congresso é "ordinário" e com uma ordem de trabalhos "perfeitamente normal", embora decorra numa "altura crucial" da vida do partido, considerando as três eleições que se vão realizar num período de nove meses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório