Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

"Já se fala no PSD que Passos pretende agora ser candidato à liderança"

Santana Lopes e Carlos César debruçaram-se sobre a alegada crise no PSD, no seu espaço de comentário da SIC Notícias.

"Já se fala no PSD que Passos pretende agora ser candidato à liderança"
Notícias ao Minuto

23:21 - 15/01/19 por Anabela de Sousa Dantas

Política Carlos César

No entender de Pedro Santana Lopes e Carlos César, o desafio de Luís Montenegro à liderança de Rui Rio não tem carácter excepcional. No seu espaço de comentário da SIC Notícias, ambos alinham na ideia de que este tipo de mudança faz parte da dinâmica de um partido. Se Santana Lopes afirma que este posicionamento “faz parte da história do PSD”, Carlos César acrescenta que “já aconteceu na generalidade dos partidos portugueses”, elencando o PS, o CDS e até o PCP.

Ressalvando que seria “mais fácil falar do Brexit” do que sobre esta alegada crise no PSD, Santana Lopes deixou claro que não concorda com os “preconceitos” em relação a Luís Montenegro, que desafiou a liderança de Rui Rio pedindo eleições diretas. “Às vezes mais vale clarificar, mais vale romper e clarificar. Isso a mim não me leva, com toda a franqueza, a formular nenhum juízo negativo sobre quem provocou um movimento de querer clarificar”.

O líder do partido Aliança adianta, ainda, que Montenegro “assumiu a responsabilidade” e “foi frontal”, rejeitando que tenha feito um golpe palaciano, conforme acusou Rui Rio, no discurso em que anunciou a realização de um Conselho Nacional extraordinário para votar uma moção de confiança à sua liderança.

“Espero sinceramente que o PSD, como os outros partidos, encontrem as melhores soluções para disputarem as eleições tão fortes quanto possível. Não desejo mal a ninguém”, reage Santana Lopes.

Passos Coelho poderá voltar à liderança do PSD?

Carlos César, por seu turno, lança algumas dúvidas sobre as pretensões de Luís Montenegro. “Luís Montenegro acha que, no plano da apresentação do partido perante os portugueses, esta tendência da atual direção do PSD para celebrar acordos com outros partidos, designadamente o PS, enfraquece o PSD e quebra a sua identidade e sua independência no quadro partidário”.

“Algo deve ter mudado para além destas constatações porque ainda há um ano, em abril, Luís Montenegro dizia que seria um erro colossal substituir Rui Rio antes das eleções”, atira.

No entender do líder da bancada parlamentar do PS, o ‘timing’ do desafio de Montenegro tem um fundamento.

“Rui Rio pretende, em vésperas de eleições, colocar na Assembleia da República aquelas pessoas que são associadas à língua oficial do partido e o doutor Luís Montenegro e outros entendem que se ele consumar essa situação, numa situação de conflito futuro, não terão os seus deputados na Assembleia da República”, vaticinou, alegando preocupações “com a organização de listas de candidatos” para as eleições

Outros dos fundamentos alegados pelo socialista é a antecipação “a outros candidatos alternativos a Rui Rio". "Já se fala no interior do PSD que Passos Coelho terá mudado de opinião e que pretende agora ser candidato à liderança", avança, dando a entender que Montenegro está a procurar posicionar-se como alternativa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório