Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

CDS questiona sobre foco de poluição em ribeira de Torres Novas

O CDS-PP questionou o Governo sobre mais um episódio de poluição na ribeira da Boa Água, em Torres Novas, e o que fez para cumprir a resolução aprovada no parlamento em 2017 para despoluição da bacia do rio Almonda.

CDS questiona sobre foco de poluição em ribeira de Torres Novas
Notícias ao Minuto

12:32 - 15/01/19 por Lusa

Política Boa Água

Numa pergunta entregue segunda-feira no parlamento, os deputados centristas Patrícia Fonseca (eleita pelo círculo eleitoral de Santarém) e Álvaro Castello-Branco questionam o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, sobre se "tem conhecimento de mais um foco poluente, ocorrido nos últimos dias, na ribeira da Boa Água, em Torres Novas (Santarém) e se já foi identificada a fonte de poluição", juntando uma imagem recolhida na passada quarta-feira.

Lamentando que a situação neste curso de água não só se mantenha "como se tem vindo a agravar", os deputados pedem informação sobre a frequência com que "tem sido feita a recolha de amostras para análise da água na zona em causa e com que resultados".

Querem ainda saber com que periodicidade têm sido feitas inspeções às empresas aí situadas, e com que resultados, e, "sendo conhecidas várias descargas neste afluente do rio Almonda, quantos autos foram levantados e quantos tiveram seguimento".

No documento, os deputados perguntam ainda que medidas da resolução aprovada por unanimidade na Assembleia da República em agosto de 2017 foram tomadas, lamentando que a pergunta com o mesmo teor que enviaram a Matos Fernandes em julho de 2018 continue sem resposta.

Os deputados recordam que a resolução "em ordem a materializar a missão de despoluir o rio Almonda e todos os seus afluentes, designadamente a ribeira da Boa Água", recomendava ao Governo que, "de forma concertada com as entidades competentes e os agentes locais", tomasse uma série de medidas.

Entre elas contava-se o "mapeamento das situações problemáticas, identificando e divulgando todas as fontes poluidoras da rede hidrográfica do rio Almonda e seus afluentes, bem como ao levantamento de toda a informação necessária, incluindo a respeitante às condições de licenciamento e de laboração de todas as empresas, indústrias, explorações agropecuárias, instituições públicas e privadas, cuja laboração implique a descarga de efluentes" para estas linhas de água.

A recomendação pedia ainda que fossem tomadas medidas "para que as autoridades de saúde pública avaliem os impactos da poluição no rio Almonda e seus afluentes na saúde das populações do Carreiro da Areia, Meia Via e Nicho de Riachos".

Era igualmente recomendada a elaboração e implementação de um "plano de atuação, identificando, programando e calendarizando as medidas necessárias com vista à salvaguarda da qualidade de vida das populações afetadas e à despoluição efetiva e total da rede hidrográfica do rio Almonda, adotando as medidas urgentes necessárias e prevenindo a ocorrência de novas descargas poluentes".

Por outro lado, era sugerida a instalação, "com recurso aos desenvolvimentos tecnológicos", de "mecanismos que possibilitem uma permanente monitorização", e a intensificação das "ações de fiscalização e vigilância junto das empresas identificadas como infratoras pelas entidades fiscalizadoras".

Finalmente, a recomendação pedia ao Governo que assegurasse "a aplicação efetiva das medidas sancionatórias e disciplinadoras aos agentes poluidores" e promovesse "as ações necessárias para efetivar as responsabilidades criminais ou contraordenacionais das entidades responsáveis pela prática de infrações legais em matéria ambiental na rede hidrográfica do rio Almonda".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório