Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Portugal é uma referência internacional e deve manter essa posição"

Marcelo Rebelo de Sousa discursou esta segunda-feira na apresentação de cumprimentos de Ano Novo pelo Corpo Diplomático acreditado em Portugal.

"Portugal é uma referência internacional e deve manter essa posição"
Notícias ao Minuto

18:45 - 14/01/19 por Anabela de Sousa Dantas com Lusa

Política Presidente República

Portugal é hoje uma referência internacional e tudo faz e deve fazer para que nada limite o que constitui uma posição singular, que importa manter e reforçar”, afirmou esta segunda-feira Marcelo Rebelo de Sousa perante o corpo diplomático, num encontro no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

O Presidente da República sublinhou que a posição de Portugal como referência internacional “projeta-se na política externa” e é “caracterizada pela continuidade e pela unidade”.

“Passam os presidentes, os parlamentos e os governos de diversas matizes e a política externa continua a mesma, fiel nas amizades, firme nas alianças, confiável nas parcerias”, sustentou o chefe de Estado.

“Que Portugal é este que vos acolhe com a serena experiência de quase 900 anos de história e também com o calor hospitaleiro de uma surpreendente juventude de espírito?”, questionou, de forma retórica, antes de descrever o país como uma “plataforma entre culturas, civilizações, oceanos e continentes, feito por aqueles que, como dizia Sophia de Mello Breyner, ‘navegavam sem o mapa que faziam’”.

O Presidente Marcelo considerou também que a saída da crise, o rigor orçamental, a gestão da dívida pública, o crescimento e o emprego "superaram as expectativas" em 2018. "Olhando para o ano de 2018, podemos dizer com justiça que, nele, superaram as expectativas a saída da crise, o rigor orçamental, o cuidado com a dívida pública, o crescimento, o emprego, a estabilidade governativa, a credibilidade económica e financeira externa", declarou.

No seu entender, "o peso nos 'fora' mais variado, a resiliência da rede de solidariedade social, e ainda sucessos de tomo como a Web Summit por mais dez anos, a qualificação do turismo, as novas gerações de exportações, a atratividade de pessoas e investimentos vindos de economias de peso" também "superaram as expectativas" no ano passado.

"Ao mesmo tempo, toda a atenção tem sido pouca à necessidade da inversão demográfica, à atualização de certas instituições, à construção de consensos explícitos de regime, à prevenção de apelos antissistémicos tão sedutores um pouco por toda a parte", advertiu, em seguida.

De referir que no início do seu discurso, o Presidente Marcelo  informou que as comemorações do Dia de Portugal em 2019 vão começar em Portalegre e depois prosseguirão junto dos portugueses e lusodescendentes residentes em Cabo Verde. Aliás, o chefe de Estado já tinha anunciado, no dia 31 de dezembro, em passagem pela Cidade da Praia, em Cabo Verde, que em 2019 as comemorações do 10 de Junho iriam realizar-se também naquele país.

Em 2016, ano em que tomou posse como chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa lançou um modelo inédito de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, acertado com o primeiro-ministro, António Costa, em que as celebrações começam em território nacional e se estendem a um país estrangeiro com comunidades emigrantes portuguesas.

Nesse ano, o Dia de Portugal foi celebrado em Lisboa e Paris, em 2017 as comemorações foram no Porto e nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro e de São Paulo, e em 2018 dividiram-se entre Ponta Delgada, nos Açores, e Boston e Providence, nos Estados Unidos da América.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório