Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2019
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

"Amigo" Marcelo despede-se de "um dos pais fundadores" da democracia

O Presidente da República já endereçou as condolências à família de Francisco de Oliveira Dias, antigo presidente do Parlamento e dirigente do CDS que morreu esta segunda-feira aos 88 anos.

"Amigo" Marcelo despede-se de "um dos pais fundadores" da democracia

Médico de profissão e presidente da Assembleia da República entre outubro de 1981 e novembro de 1982, Francisco Oliveira Dias, antigo presidente da Assembleia da República, deputado e dirigente do CDS morreu hoje, aos 88 anos

Numa nota, publicada no site da Presidência da República, o "Presidente da República envia condolências à família do doutor Francisco de Oliveira Dias".

O chefe de Estado lembra que teve o "privilégio de com ele privar de perto e de aí estabelecer uma sólida amizade de muitas décadas", destacando que Francisco de Oliveira Dias "foi um parlamentar que conquistou o respeito dos seus pares pela sua verticalidade de caráter e pelo seu profundo sentido de serviço público". Mais, lembra Marcelo: "Participei com ele na primeira delegação parlamentar ao Conselho da Europa".

O Presidente sublinha também que o médico de profissão foi "eleito sucessivamente deputado à Assembleia da República, distinguiu-se como seu presidente, onde granjeou justamente a admiração de todas as forças políticas pela forma rigorosa, imparcial e isenta como exerceu aquele cargo". Mas ocupou ainda, recorda Marcelo, "a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa", a "sua Comissão de Educação e Cultura e foi membro do Conselho de Estado".

De "personalidade discreta e de sólidos valores morais", escreve Marcelo que Francisco Oliveira Dias "manteve-se ao longo da vida fiel aos princípios que marcaram toda a sua trajetória biográfica, feita na defesa da liberdade, da democracia e da dignidade da pessoa humana".

Por tudo isto, conclui, "nesta hora de dor, envio à família enlutada os meus sinceros pêsames, em testemunho do profundo apreço do Presidente da República – e do amigo – por um dos pais fundadores do nosso regime democrático".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório