Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

PSD "não precisa de discussão" mas "de inspiração"

O social-democrata e presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, afirmou hoje que o PSD "não precisa de discussão" mas de "inspiração e transpiração", defendendo que este não é o momento para um processo eleitoral interno.

PSD "não precisa de discussão" mas "de inspiração"
Notícias ao Minuto

15:22 - 11/01/19 por Lusa

Política Ricardo Rio

Em declarações à Lusa, o autarca que preside à maior câmara ganha pelo PSD nas últimas eleições autárquicas reconheceu "erros" à gestão de Rui Rio mas considerou que a atual situação do partido não se deve só à liderança atual.

Luís Montenegro, ex-líder parlamentar do PSD e crítico de Rui Rio, marcou para esta tarde uma conferência de imprensa na qual se prevê que se apresente como alternativa à atual liderança social-democrata e desafie o atual presidente do partido para eleições internas.

"O PSD não precisa de discussão, precisa de inspiração e transpiração porque ser oposição é uma responsabilidade difícil de assumir mas é para aí que têm que ser canalizadas as energias de todos os militantes", defendeu Ricardo Rio.

Para o autarca, o PSD "está numa situação difícil hoje, como estava há um ano e meio, quando teve pouco mais de 10% em cidades como Lisboa, Porto, Setúbal, Matosinhos, nas eleições autárquicas", ressalvando que a culpa não pode será apontada apenas ao presidente do PSD.

"Tem faltado alguma dinâmica, alguma capacidade de afirmação e isso tem que ser corrigido, mas não é algo que se possa imputar exclusivamente ao líder do partido", disse.

A Rui Rio, o autarca bracarense apontou falhas mas defendeu que lhe deve ser dada a oportunidade de "mostrar trabalho" num ato eleitoral.

"Claramente, o Rui Rio e a sua equipa cometeram erros de vária ordem, de composição de equipa, de oposição politica, de omissão em relação a alguns assuntos. Mas ninguém entende que a um líder eleito há cerca de um ano não possa ser dada a oportunidade de mostrar o que vale e os resultados do seu trabalho num ato eleitoral", explicou.

Por isso, Ricardo Rio afirmou ser "claramente contra" eleições internas do PSD neste momento, deixando uma outra crítica aos militantes sociais-democratas.

"Passamos demasiado tempo a procurar desculpas e culpados para os fracassos que ainda podemos ter em vez de trabalharmos a criar as condições para os sucessos que queremos ter", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório