Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Montijo? Governo está a “pontapear questões ambientais muito sérias"

O partido Ecologista ‘Os Verdes’ (PEV) decidiu marcar, “potestativamente, um debate de atualidade,” sobre a decisão do Governo relativa ao Aeroporto do Montijo.

Montijo? Governo está a “pontapear questões ambientais muito sérias"
Notícias ao Minuto

12:27 - 08/01/19 por Ana Lemos

Política PEV

Os 'Verdes’ consideram “inaceitável que o Governo assine um acordo com a concessionária para financiamento do aeroporto, sem que seja conhecido o Estudo de Impacte Ambiental (EIA)”. Esse estudo, explicam, “é um instrumento (…) determinante para a tomada de decisão”, mas o Governo, contestam, “toma a decisão sem o EIA”.

No entender dos ‘Verdes’ tal decisão “representa uma violação grosseira dos objetivos de um EIA” e “demonstra que o Governo está a pôr os interesses da concessionária à frente dos interesses do desenvolvimento sustentável”.

Nesse sentido, o PEV marcou, “potestativamente, um debate de atualidade, a ser realizado no plenário da Assembleia da República na próxima quinta-feira, dia 10 de janeiro", sobre a decisão do Governo de construir um aeroporto complementar no Montijo.

Considera ainda o partido que “o Governo está, com este acordo, a pontapear questões ambientais muito sérias" e pedem sobretudo "responsabilidade” aos governantes.

No comunicado enviado às redações, lembram ainda os ‘Verdes’ que “já assumiram em debate com o primeiro-ministro, uma Avaliação Estratégica que aferisse dos impactos de várias soluções de localização seria determinante para uma obra desta envergadura e com os fortes impactos que tem”. Porém, sublinham, o Governo mantém “a intransigência” de “não querer avaliar essas diferentes e possíveis soluções”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório