Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Distritais do PSD acusam Governo de "desprezo" por Leiria e Oeste

As Comissões Políticas Distritais de Leiria e da Área Oeste acusaram hoje o Governo de "desprezo" pelas populações destas zonas, num comunicado conjunto.

Distritais do PSD acusam Governo de "desprezo" por Leiria e Oeste
Notícias ao Minuto

19:19 - 07/01/19 por Lusa

Política Comissões

Depois de reunidas em Torres Vedras (distrito de Lisboa), as duas Comissões Políticas Distritais criticaram "o abandono da região pelo Governo do Partido Socialista", o "agravamento das acessibilidades, com o atraso e os erros de decisão no investimento na Linha do Oeste", e a "insuficiente rede de transportes públicos em muitos concelhos de Leiria e do Oeste".

Os sociais-democratas entendem ainda que é "injusta" a limitação, a residentes das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, da redução do preço dos passes sociais anunciada pelo executivo.

Assinado pelos presidentes Rui Rocha (distrital de Leiria) e Duarte Pacheco (Oeste), o documento defende o "empenho numa estratégia que leve à mudança de Governo, com a vitória do PSD nas próximas eleições legislativas, para que a região e as suas populações tenham a atenção que merecem por parte do Governo central".

O PSD lamenta o "atraso na modernização da Linha do Oeste e apela para que a obra seja a mais adequada para prestar um bom serviço às populações e empresas da região"

A Linha do Oeste foi renovada entre 1990 e 2004, mas, desde então, a degradação do serviço de passageiros e a morosidade das ligações ferroviárias a Lisboa e à Figueira da Foz levou a um gradual abandono e à redução do número de utilizadores.

As supressões de comboios e as alterações de horários na linha ferroviária fizeram aumentar as críticas ao serviço, com passageiros a queixarem-se de as dificuldades de transporte porem em causa os seus empregos.

Em julho de 2018, cerca de 100 pessoas manifestaram-se frente ao Ministério do Planeamento e Infraestrutura, em Lisboa, em protesto contra as atuais condições e a supressão de vários comboios desde o início do ano.

Os sociais-democratas querem "manter periodicamente os contactos entre as duas estruturas do partido, de forma a concertar posições que permitam o fortalecimento e a afirmação de Leiria e do Oeste".

A distrital de Leiria do PSD abrange os 16 concelhos do distrito, enquanto a estrutura da Área Oeste inclui seis municípios do distrito de Lisboa: Arruda dos Vinhos, Cadaval, Sobral de Monte Agraço, Lourinhã, Alenquer e Torres Vedras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório