Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

CDS questiona Governo sobre atrasos nas urgências no distrito de Setúbal

O CDS-PP questionou a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre atrasos, encerramento e sobrelotação de serviços de urgência dos últimos dias em vários hospitais do distrito de Setúbal, foi hoje anunciado.

CDS questiona Governo sobre atrasos nas urgências no distrito de Setúbal
Notícias ao Minuto

17:12 - 05/01/19 por Lusa

Política Nuno Magalhãoes

Numa pergunta enviada ao Ministério da Saúde, através da Assembleia da República, o líder parlamentar do CDS, Nuno Magalhães, quer saber se o Governo está em condições de garantir que "está a ser assegurada a qualidade da prestação de cuidados de saúde à população servida pelos hospitais do distrito de Setúbal".

O CDS encara estes problemas "com preocupação, considerando ser absolutamente necessário e prioritário assegurar tanto o acesso à saúde, como a qualidade da prestação de cuidados de saúde à população, independentemente da vaga de frio ou da época mais acentuada de síndrome gripal".

No texto da pergunta, os centristas recordam os "elevadíssimos tempos de espera, nalguns casos a chegar às 12 horas", com "dezenas de doentes em salas e corredores sobrelotados com macas ou, inclusive, à espera dentro das ambulâncias à porta dos serviços".

Em 03 de janeiro, "os tempos de espera em alguns hospitais eram superiores a seis horas para os casos considerados não graves", lê-se ainda no texto.

Já hoje, a comissão de utentes da saúde do concelho do Seixal deu conta dos atrasos no atendimento das urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada, avançando que na madrugada de quinta-feira chegaram a atingir as 18 horas.

José Lourenço, da comissão de utentes, disse à agência Lusa que estes atrasos, "muito superiores ao tolerável", estão relacionados com o "tardio acionamento do Plano de Contingência da Gripe", na sexta-feira.

Depois de ter sido acionado este plano, José Lourenço disse que o tempo de espera para atendimento das urgências do Hospital Garcia de Orta melhorou.

Em 03 de janeiro, a Ordem dos Enfermeiros e profissionais da unidade revelaram à Lusa que o serviço de urgência do hospital do Barreiro tem estado, nos últimos dias, em sobrelotação, com o dobro dos doentes em observação em relação à sua capacidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório