Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Parlamento português expressa pesar pelas vítimas do tsunami na Indonésia

O parlamento português manifestou hoje o seu pesar e "profunda solidariedade" para com o povo e as autoridades da Indonésia, país atingido por um `tsunami´ que provocou mais de 400 mortos, em dezembro.

Parlamento português expressa pesar pelas vítimas do tsunami na Indonésia
Notícias ao Minuto

13:29 - 04/01/19 por Lusa

Política AR

O voto, proposto pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, foi aprovado por unanimidade, expressando a solidariedade do parlamento face às "trágicas consequências do tsunami que atingiu o Estreito de Sunda na noite de 22 de dezembro de 2018".

A catástrofe provocou mais de quatro centenas de vítimas mortais, milhares de feridos e avultados prejuízos materiais, em particular na região de Pandeglang, Província de Banten, Java, realça o documento.

Os deputados assinalaram que a tragédia se sucede "a outras catástrofes naturais de assinalável dimensão ocorridas no passado recente" no país, que "tantas vítimas e destruição provocaram, a par da imensa dor causada" ao povo indonésio, nomeadamente os sismos nas Ilhas de Lombok, em agosto, e de Celebes, em setembro.

Os deputados aprovaram ainda um voto proposto pelo deputado único do PAN, André Silva, de condenação "pela saída do Japão da Comissão Baleeira Internacional [CBI] e o regresso à pesca comercial de baleias", decisão anunciada a 26 de dezembro.

O voto foi aprovado por maioria, registando-se a abstenção da bancada do CDS-PP.

A saída do Japão da CBI "coloca em causa um trabalho de décadas preconizado pelos vários Governos e pela comunidade científica no caminho da preservação e da procura da sustentabilidade", considera o voto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório