Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"A bem da democracia" a manifestação dos 'coletes amarelos' "foi um flop"

Marques Mendes realça que a cópia "normalmente é pior do que o original" e refere que a realidade francesa é diferente da portuguesa.

"A bem da democracia" a manifestação dos 'coletes amarelos' "foi um flop"
Notícias ao Minuto

22:32 - 23/12/18 por Notícias Ao Minuto

Política Luís Marques Mendes

A manifestação desta sexta-feira dos ‘coletes amarelos’ em Portugal não contou com grande mobilização, ao contrário do que se chegou a recear. Marques Mendes debruçou-se sobre o protesto ‘importado’ de França.

Foi um grande fiasco. Isto era uma tentativa de imitação do que se passa em França e acho que a cópia normalmente resulta pior do que o original e a realidade francesa é completamente diferente da portuguesa”, destacou no seu espaço de comentário semanal na SIC, antes de avançar com alguns dos motivos que a seu ver podem explicar a fraca adesão registada.

“Acho que os portugueses não gostam de entrar em aventuras (…) Para haver uma manifestação de contestação em força tem de haver uma causa, como por exemplo em 2012 quando foi a TSU ou o bloqueio da ponte 25 de Abril em 1994. Aí havia uma causa. Agora há descontentamento mas não há propriamente uma causa mobilizadora”, disse.

“A extrema-direita que, em grande medida estava por trás deste protesto, é muito reduzida em Portugal e a extrema-esquerda, que normalmente patrocina estas matérias, está muito bem integrada no regime democrático, está no Parlamento, até apoia de alguma forma o Governo e não se mete neste tipo de manifestações”.

O comentador não tem dúvidas em afirmar que “a bem da democracia portuguesa” a manifestação “foi um flop”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório