Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

"Propostas de alteração da composição do MP são inoportunas"

Marques Mendes refere que atualmente há "uma avaliação muito positiva na sociedade portuguesa" do trabalho do Ministério Público e considera que há muitos políticos "incomodados" com as investigações que estão a ser realizadas.

"Propostas de alteração da composição do MP são inoportunas"
Notícias ao Minuto

22:26 - 23/12/18 por Notícias Ao Minuto

Política Luís Marques Mendes

No seu espaço de comentário semanal na SIC, Luís Marques Mendes voltou a abordar um dos temas que têm marcado a agenda política nas últimas semanas: as propostas de alteração da composição do Ministério Público. Esta questão motivou um recuo na posição do PS, mas o PSD manteve a ideia inicial.

Para Marques Mendes, o ‘timing’ para se discutir esta alteração não poderia ser menos adequado.

Estas propostas de alteração da composição do Ministério Público são completamente inoportunas (…) Não lembra ao careca que numa altura em que há tantos problemas na saúde, num momento em que o Governo está cercado com greves, num momento em que está aflito com novas falhas na Proteção Civil, num momento em que há notícias de arrefecimento da economia, como o Banco de Portugal voltou a falar esta semana, que se introduza um tema que não diz nada a ninguém e ninguém percebe estas prioridades”, salientou o comentador.

Em causa está a perceção atual sobre o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Ministério Público. “Este é um momento em que o Ministério Público está com uma avaliação muito positiva na sociedade portuguesa porque antigamente a sensação que havia é que só a raia miúda é que era investigada. Agora são investigados todos, os banqueiros, os políticos, os clubes de futebol, gente poderosa e influente. Por isso pergunto: então se o Ministério Público está, finalmente, a funcionar melhor porque é que vamos mexer nisto?”.

Para Marques Mendes, “isto cria uma suspeita de politização”. O antigo líder do PSD sugere que a razão para estas propostas de alteração devem-se às investigações do MP.

“Neste momento há muitos políticos incomodados com as investigações, sobretudo no combate à corrupção, em especial políticos do PS e do PSD. Há muitos políticos com problemas a contas com a justiça”, atira.

“A suspeita que fica é que meter mais políticos no Ministério Público serviria para eles se protegerem, se defenderem, para condicionarem as investigações ou condicionarem o Ministério Público. Isto é uma suspeita terrível. A prioridade devia ser isso sim dar mais meios de investigação ao Ministério Público e à polícia”, frisou Marques Mendes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório