Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Os Verdes exigem mais e melhor informação no acesso a IVG

No que a informação e acesso à IVG diz respeito, há ainda muito a fazer, defende Os Verdes.

Os Verdes exigem mais e melhor informação no acesso a IVG
Notícias ao Minuto

11:04 - 23/12/18 por Pedro Filipe Pina

Política Aborto

Foram precisos dois referendos e anos de debate para que o aborto deixasse de ser crime.

A legislação atual leva já mais de uma década de vida e mereceu inclusive elogios de Francisco George na altura em que este abandonou a Direção-geral de Saúde. "A IVG foi um sucesso, um grande sucesso. Ao longo destes anos analisámos os registos e percebemos que, todos os anos, há menos interrupções do que no ano anterior", notou na altura Francisco George.

Ainda assim, no que a informação e acesso à interrupção voluntária de gravidez (IVG) diz respeito, há ainda muito a fazer, defende o partido ecologista.

Por essa razão,  Os Verdes entregaram na Assembleia da República um projeto de resolução onde recomenda ao Governo que seja divulgada e continuamente atualizada uma lista, através de uma plataforma no site da Direção-Geral da Saúde, "com a indicação das instituições do SNS que disponibilizam a consulta prévia e que realizam a IVG, acompanhada de todas as informações úteis, nomeadamente os contactos, a localização e o horário, por forma a evitar deslocações necessárias e a eliminar barreiras desnecessárias".

Em comunicado em que dão conta desta iniciativa, Os Verdes recomendam ainda que "o governo proceda a um levantamento exaustivo sobre o acesso à consulta prévia e à realização da IVG nos centros de saúde e hospitais do SNS, para que se saiba em concreto onde não são realizados estes procedimentos e quais os motivos", para que se possa então criar nestes espaços as devidas condições, "com base nas necessidades evidenciadas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório