Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

CDS quer ouvir ministro do Planeamento e ex-diretor da CP no Parlamento

O CDS-PP quer ouvir com urgência na Assembleia da República o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e o ex-diretor de material circulante da CP sobre as condições dos comboios da empresa.

CDS quer ouvir ministro do Planeamento e ex-diretor da CP no Parlamento
Notícias ao Minuto

16:42 - 17/12/18 por Lusa

Política Polémica

Em declarações à agência Lusa, o deputado do CDS-PP Hélder Amaral adiantou que estes pedidos de audição irão dar entrada hoje na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, à qual preside, através de um requerimento que espera que seja votado esta semana.

Em causa está a notícia hoje divulgada pelo jornal Público, segundo a qual "o diretor de material circulante da CP, José Pontes Correia, foi exonerado no passado dia 06 de dezembro depois de se ter manifestado contra um ato de gestão da administração da empresa, que pode, em sua opinião, pôr em causa a segurança dos passageiros".

De acordo com o Público, a administração da CP - Comboios de Portugal "decidiu que a manutenção dos rodados das automotoras elétricas seria feita aos dois milhões de quilómetros em vez dos 1,7 milhões" e João Pontes Correia "alertou para os riscos de se adiar a manutenção de rodados e foi demitido".

Hélder Amaral disse à Lusa que o CDS-PP quer saber "se é verdade ou não que esse alerta existiu" e, por outro lado, "se o Governo, em vez de ter em conta essa opinião técnica, resolveu ou não varrer o assunto para debaixo do tapete e alegadamente matar o mensageiro".

A confirmar-se, isso "seria inaceitável", acrescentou.

Segundo o deputado centrista, há motivos para "acreditar que o alerta feito pelo diretor responsável tem fundamento", tendo em conta "todo o historial" e as informações prestadas pelas diversas entidades sobre as "grandes dificuldades" relacionadas com o material circulante na CP.

"O próprio Governo reconheceu essas mesmas dificuldades", referiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório