Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Mortes? "Uma bastonária que atua como sindicalista vive bem com a ideia"

A 'greve cirúrgica' dos enfermeiros já fez adiar cerca de cinco mil cirurgias. Bastonária da Ordem dos Enfermeiros admite que o número de mortes evitáveis possam subir.

Mortes? "Uma bastonária que atua como sindicalista vive bem com a ideia"
Notícias ao Minuto

07:55 - 13/12/18 por Notícias Ao Minuto

Política Isabel Moreira

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, admitiu que a greve dos enfermeiros aos blocos operatórios poderá “potenciar” mortes evitáveis de doentes, apesar de considerar que esse risco é maior devido à “exaustão” dos profissionais de saúde.

Crítica das palavras de Ana Rita Cavaco, a deputada Isabel Moreira afirma, numa publicação na sua página de Facebook, que uma “bastonária que atua como sindicalista vive bem com esta ideia [de uma greve potenciar mais mortes]”. O que, para a socialista, é “repugnante”.

A greve dos enfermeiros aos blocos operatórios, recorde-se, já fez adiar cerca de cinco mil cirurgias, de acordo com os números avançados pela ministra da Saúde esta terça-feira. Marta Temido admitiu que a situação poderá fazer com que o SNS tenha de recorrer aos privados, "se for necessário"

Nessas mesmas declarações, a responsável pela pasta da Saúde alertou para o "excesso verbal", que cria uma sensação de insegurança "que poderá não ser real". "O Ministério da Saúde não está impávido relativamente a esta grave", mas "está sereno" a trabalhar no terreno, rematou.

A 'greve cirúrgica' dos enfermeiros, que se iniciou em 22 de novembro e termina em 31 de dezembro, está a decorrer nos blocos operatórios do Centro Hospitalar Universitário de S. João (Porto), no Centro Hospitalar Universitário do Porto, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e no Centro Hospitalar de Setúbal.

Os enfermeiros queixam-se da falta de valorização da sua profissão e das dificuldades das condições de trabalho no Serviço Nacional de Saúde. Pretendem uma carreira, progressões que não têm há 13 anos, bem como a consagração da categoria de enfermeiro especialista.

Lembram ainda que os enfermeiros levam para casa menos de mil euros líquidos por mês e que cumprem muitas horas extraordinárias que não lhes são pagas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório