Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

PCP congratula-se com possível regresso do Hospital de Braga ao SNS

O PCP congratulou-se hoje com a possibilidade de o Hospital de Braga voltar à esfera do Serviço Nacional de Saúde, terminando a Parceria Público Privada (PPP) que gere o equipamento, e salientou que "mais vale tarde do que nunca".

PCP congratula-se com possível regresso do Hospital de Braga ao SNS
Notícias ao Minuto

17:21 - 12/12/18 por Lusa

Política Carreira

Em declarações à Lusa, a deputada do PCP eleita pelo círculo de Braga, Carla Cruz, salientou esperar que "seja um regresso definitivo" daquele equipamento à gestão pública e referiu que o parceiro privado da PPP, o Grupo Mello Saúde, "mostrou bem" qual os interesses dos privados na Saúde, acusando o grupo de "apenas querer ter lucro" e de "desrespeitar os direitos dos trabalhadores".

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje, no final de uma audição na comissão parlamentar de Saúde, que o Hospital de Braga poderá voltar à esfera do Serviço Nacional de Saúde por "indisponibilidade definitiva" do gestor privado em prolongar o atual contrato de gestão público-privada.

Até agora, não foi lançado um novo concurso para a gestão público-privada e não daria tempo de estar concluído até agosto de 2019 e, segundo Marta Temido, o gestor privado não está interessado no prolongamento do atual contrato.

Carla Cruz disse que o PCP "sempre viu no fim do contrato em vigor uma boa oportunidade para reverter um negócio que nunca devia ter sido feito", de forma a que aquela valência voltasse à esfera pública.

"Lutamos muito por isto. Defendemos, desde o primeiro momento, que um hospital tão importante para o concelho, para o distrito e para todo o Minho não devia ser gerido por privados. O que esta PPP deixou claro foi a forma como os privados encaram a Saúde, como um meio para obter lucro, mesmo que seja à custa dos direitos dos trabalhadores e da qualidade do serviço prestado aos utentes", disse.

Sobre as declarações da ministra da Saúde, que disse que não tendo havido até agora um novo concurso, o processo poderá ser concluído de forma "a acautelar um novo concurso com efeitos a agosto de 2019", quando termina o atual contrato com o Grupo Mello, o PCP salientou esperar que não seja realizada uma nova PPP.

"O que nós esperamos é que esta possibilidade de regresso ao SNS do Hospital de Braga seja definitivo e não uma situação transitória até ser estabelecida uma nova PPP", frisou Carla Cruz.

A parlamentar lembrou que "o PCP denunciou ao longo dos anos várias situações abusavas e lesivas dos direitos dos trabalhadores do Hospital de Braga e dos utentes, como, por exemplo, o não cumprimento dos tempos de espera".

Por isso, Carla Cruz referiu que "mais vale tarde do que nunca, e mesmo sendo, ao que aparenta, por indisponibilidade do parceiro privado".

Sobre essa indisponibilidade, a deputada apontou que "mostra também a forma como o Grupo Mello se tem portado" nas negociações com o Estado: "Nós sabemos qual é a chantagem que tem sido feita, de exigir mais contratualização, mais financiamento, mesmo que não cumpram o contrato estabelecido", explicou.

O contrato que estabelece a PPP entre Estado e o Grupo Mello Saúde para gestão do Hospital de Braga termina em agosto de 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório